Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3896
Authors: Ribeiro, Mayka Gomes
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Vera Lúcia Aires G.
Title: A reforma do ensino médio e o ensino da geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO)
Keywords: Geografia;Ensino de Geografia;Reforma do ensino médio;Geography;Geography teaching;High school reform
Issue Date: 11-May-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: RIBEIRO, Mayka Gomes. A reforma do ensino médio e o ensino da geografia no Instituto Federal de Educaçao, Ciencia e Tecnologia (IFTO). 2019. 24 f. Monografia (Especialização) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.
metadata.dc.description.resumo: A Geografia é entendida como uma ciência social que visa explicar e compreender as realidades dos fatos que ocorrem na sociedade. Sendo assim, o estudo da mesma como prática educativa é uma oportunidade para se compreender o mundo em que se vive, na medida em que esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta. No entanto, a Reforma do Ensino Médio a ser implantada através da Lei No. 13.415, impõe uma serie de transformações no currículo, na organização e na profissão docente, de maneira que o ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Médio deixa de ser uma disciplina obrigatória e passa a ser apenas optativa. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi identificar as mudanças ocorridas após a reforma no ensino médio no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFTO) de Porto Nacional – TO. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva de natureza quali-quantitativa, embasada por pesquisas bibliográficas e por pesquisa de campo com entrevistas aleatórias com os alunos e uma professora a partir do programa Residência Pedagógica do Campus de Porto Nacional – TO. Os dados obtidos revelam que ainda existe uma parcela significativa de alunos que não conhece a reforma através da Instituição, porém, maior parte dos indivíduos entrevistados demostram aprovar a proposta de reforma, mas também reconhecem a importância de aprender geografia. Assim, espera –se com esse trabalho demostrar para sociedade as desvantagens da reforma do ensino médio e a importância do ensino da geografia como disciplina obrigatória.
Abstract: Geography is understood as a social science that aims to explain and understand the realities of the facts that occur in society. Thus, the study of it as an educational practice is an opportunity to understand the world in which we live, as this curriculum component addresses the human actions built in the different societies in the various regions of the planet. However, the High School Reform to be implemented through Law No. 13.415, imposes a series of changes in the curriculum, organization and teaching profession, so that the teaching of geography in the final years of high school is no longer a compulsory subject and becomes only optional. In this sense, the objective of this work was to identify the changes that occurred after the reform in high school at the Federal Institute of Science and Technology (IFTO) of Porto Nacional - TO. This is a descriptive exploratory research of a qualitative and quantitative nature, based on bibliographical research and field research with random interviews with students and a teacher from the Pedagogical Residence program of the Porto Nacional Campus - TO. The data show that there is still a significant portion of students who do not know about the reform through the institution, but most of the interviewed individuals approve the reform proposal, but also recognize the importance of learning geography. Thus, this work is expected to demonstrate to society the disadvantages of high school reform and the importance of teaching geography as a compulsory subject.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3896
Appears in Collections:Letras – Líbras

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