Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3885
Authors: Rocha, Livia da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Viana, Rodney Haulien Oliveira
Title: Levantamento bibliográfico do uso de espaços não formais para o ensino de botânica
Keywords: Ambientes Extraclasses;Pontos Positivos e Negativos;Ensino Aprendizagem;Botânica;Extraclass environments;Positive and negative points;Teaching Learning;Botany
Issue Date: 11-May-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: ROCHA, Livia da Silva. Levantamento bibliográfico do uso de espaços não formais para o ensino de botânica. 2021. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo do trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico acerca do uso de espaços não formais no ensino aprendizagem para os conteúdos de botânica, apresentando seus pontos positivos e negativos. O trabalho é relevante porque traz a exposição de assuntos de pesquisas científicas contemporâneas relacionados aos espaços não formais para o ensino de botânica, é importante entender algumas vertentes norteadoras, a saber: Como estudar botânica nos espaços não formais? Quais os pontos positivos e negativos? Quais os espaços mais utilizados? Quais os conteúdos trabalhados? Esses são alguns dos questionamentos levantados no decorrer da pesquisa. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagens qualitativa e quantitativa realizada por meio de consultas de periódicos, teses e dissertações on-lines. Os resultados demonstraram que quando se fala em ensino em espaços não formais aparecem mais aspectos positivos e alguns raros possíveis aspectos negativos relacionado a eficiência do ensino. Constatamos ainda que, os espaços não formais oferecem vantagens aos estudantes, uma vez que, a vivência diferente naquele determinado ambiente possibilita novas aprendizagens, as características visuais das plantas, é um dos aspectos de recurso didático de muitas possibilidades.
Abstract: The objective of the work was to carry out a bibliographical survey on the use of non-formal spaces in teaching and learning for the contents of botany, topics its strengths and weaknesses. The work is relevant because it brings the exposure of contemporary scientific research subjects related to non-formal spaces for the teaching of botany, it is important to understand some guiding aspects, namely: How to study botany in non-formal spaces? What are the positive and negative points? What are the most used spaces? What contents worked? These are some of the questions raised during the research. The methodology used is bibliographical research with qualitative and quantitative approaches, carried out through online consultations of periodicals, theses and dissertations. The results showed that when talking about teaching in non-formal spaces, there are more positive aspects and some rare possible aspects related to teaching efficiency. We also found that non-formal spaces provide advantages to students, since a different experience in a given environment enables new learning, such as visual characteristics of plants, it is one of the aspects of teaching resource of many possibilities.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3885
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livia da Silva Rocha-TCC.pdf257.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.