Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3884
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Neila Nunes de-
dc.contributor.authorSousa, Daniel Cavalcante de-
dc.date.accessioned2022-05-11T18:12:38Z-
dc.date.available2022-05-11T18:12:38Z-
dc.date.issued2022-05-11-
dc.identifier.citationSOUSA, Daniel Cavalcante de. Retratos didáticos pedagógicos: um panorama da educação em tempos de pandemia da Covid-19. 2021. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3884-
dc.description.abstractThe education in Brazil has experienced enormous challenges in recent years, especially now immersed in the scenario of a global pandemic. The coronavirus, covid-19, or by the scientific name, Sars-CoV-2, brought us beyond the terror of a virus that has claimed many lives, it also brought the insecurity and weaknesses of remote education. This work is about investigating through the construction of articles and readings how it is going to be living these moments as challenging as students and teachers, besides provoking a reflection on the perspectives of a post-pandemic education. Theoretical framework was used and structured in such a way that the reader of any subsequent decade can imagine and feel what was this remarkable moment as a university student and future teacher, also the challenges of basic education and the difficulties of access that still processed the great scenario of social inequality in Brazil. When faced with the resources and methods that were made available to us in this pandemic moment, we realized how far we are still from an egalitarian, efficient and revolutionary teaching to transform Brazilian education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectChallengespt_BR
dc.subjectPublic Policypt_BR
dc.titleRetratos didáticos pedagógicos: um panorama da educação em tempos de pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA educação no Brasil tem vivido enormes desafios nos últimos anos, principalmente agora mergulhados no cenário de uma pandemia global. O coronavírus, covid-19, ou pelo nome científico, Sars-CoV-2, nos causou além do terror de um vírus que tem ceifado muitas vidas, também a insegurança e debilidades do ensino remoto. Este trabalho trata de investigar através da construção de artigos e leituras como está sendo viver esses momentos tão desafiadores como alunos e professores, além de provocar uma reflexão sobre as perspectivas de um ensino pós-pandemia. Foi utilizado referencial teórico e estruturado de maneira que o leitor de qualquer tempo posterior possa imaginar e sentir o que foi viver este momento marcante como aluno universitário e futuro professor, apresentando também os desafios da educação básica e as dificuldades de acesso que tornaram ainda mais visíveis o cenário da desigualdade social no Brasil. Ao nos deparar com os recursos e métodos que foram disponibilizados a nós neste momento de pandemia, percebemos o quanto ainda estamos longe de um ensino igualitário, eficiente e revolucionário de transformação da educação brasileira.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniel Cavalcante de Sousa – Artigo.pdf416.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.