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dc.contributor.advisorLuz, Rodolfo Alves da-
dc.contributor.authorSilva, Cássio Rodrigues da-
dc.date.accessioned2022-05-11T16:55:23Z-
dc.date.available2022-05-11T16:55:23Z-
dc.date.issued2022-05-11-
dc.identifier.citationSILVA, Cássio Rodrigues da. Mapeamento da situação das matrículas dos cursos de Geografia nas instituições de ensino superior públicas do Brasil em 2010 e 2019. 2019. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3878-
dc.description.abstractThis research presents the situation of the enrollment in the geography college courses in Brazil in 2010 and 2019. It were surveyed the microdata of the Higher Education Census, which were systematized in a Geographical Information System through PostGreSQL, QGIS and Excel softwares. The interpretation was made through quantitative description and comparative analysis by federation unit. Most geography college courses are in public educational institutions, and private institutions are concentrated in the Southeast region of the country. From 2010 to 2019 there was an expansion of geography courses, responding to the demand that there was in many parts of Brazil, especially in the Amazon region. The relationship between the number of inhabitants and the regular students increased in almost all country in both degrees (licenciate and bachelor), while the rates of dismissed students increased only in bachelor's degree. Thus, this research can help institutions and managers to elaborate public policies related to the development of geography college courses in Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectMapeamentopt_BR
dc.subjectGraduação em Geografiapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectSituação das matrículaspt_BR
dc.subjectMappingpt_BR
dc.subjectGraduation in Geographypt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectStatus enrollmentspt_BR
dc.titleMapeamento da situação das matrículas dos cursos de Geografia nas instituições de ensino superior públicas do Brasil em 2010 e 2019pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta a situação das matrículas dos cursos de geografia de IES do Brasil entre 2010 e 2019. Para tal foi realizado levantamento nos arquivos de microdados do Censo da Educação Superior e sistematizados em um Sistema de Informação Geográfica, por meio dos programas PostgreSQL, QGIS e Excel. A interpretação dos dados foi realizada pela descrição quantitativa e análise comparativa por unidade da federação. A maioria dos cursos de geografia estão em instituições de ensino públicas, sendo que as instituições privadas se concentram na região sudeste. Entre 2010 e 2019 houve uma expansão dos cursos de geografia que atendeu uma demanda que estava reprimida em várias partes do Brasil, com destaque para a região Norte e Amazônia Legal. A relação entre o número de habitantes e os cursandos e formandos aumentou em quase todo território nacional independente do grau acadêmico, enquanto que as taxas de desvinculados aumentaram somente no bacharelado. Assim, esta pesquisa pode auxiliar as instituições e gestores na formulação de políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento dos cursos de geografia no Brasil.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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