Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3874
Authors: Carvalho, Jessica Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor: Chaves, Suiá Omim Arruda de Castro
Title: Capim dourado: artes do cerrado e as cosmopolíticas quilombolas
Keywords: Capim Dourado;Artesanato;Cosmopolíticas Quilombolas;Golden Grass;Crafts;Maroon Cosmopolitics
Issue Date: 11-May-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: CARVALHO, Jéssica Cardoso. Capim dourado: artes do cerrado e as cosmopolíticas quilombolas. 2021. 97 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia aborda as cosmopolíticas quilombolas, bem como as artes do cerrado que são produzidos com a planta nativa, capim dourado no Jalapão (TO). A cosmopolítica quilombola tem como proposição, a respeito de um alargamento ontológico da política, como propõe Stengers (1997), fundando a possibilidade da luta por direitos e coexistir com realidades múltiplas. Mais do que um domínio específico das evidências, torna-se um princípio de conexão entre heterogêneos (pessoas, animais, plantas, coisas, divindades, valores, simbolizações e etc). O resultado das experiências e dos saberes quilombolas consideram o universo em sua totalidade uma complexa rede de relações que envolvem os seres, naturais e sobrenaturais, integrando-os para uma coletividade. O artesanato produzido com o capim dourado, demonstra o uso da biodiversidade por comunidades tradicionais, e suas peças confeccionadas na região do Jalapão (TO) apresentam valor estético e cultural, reflexo da sensibilidade da população local e de sua relação com a natureza. O estudo busca compreender as relações de rede, as práticas comerciais, os modos de saber-fazer, as cosmologias e a política desta prática artesanal secular. A pesquisa ocorreu no contexto sociocultural da Pandemia da Covid-19, especificamente na Associação de Artesãos, no município de Porto Nacional (TO). O objetivo principal é apresentar as cosmopolíticas artesanais da confecção do artesanato de capim dourado entre os quilombolas e não quilombolas, e levar-nos a refletir os vínculos de arte e artesanato, elaborado por esses artistas. A pesquisa-etnográfica lança o desafio de dar credibilidade aos saberes tradicionais e as habilidades peculiares que compõem a cosmopolítica artesanal do capim dourado.
Abstract: This monograph addresses the quilombola cosmopolitics, as well as the arts of the cerrado that are produced with the native plant, golden grass in Jalapão (TO). The quilombola cosmopolitics proposes an ontological expansion of politics, as proposed by Stengers (1997), founding the possibility of the struggle for rights and coexisting with multiple realities. More than a specific domain of evidence, it becomes a connection principle between heterogeneous people (people, animals, plants, things, deities, values, symbolizations, etc.). The result of Quilombola experiences and knowledge considers the universe in its entirety to be a complex network of relationships that involve beings, natural and supernatural, integrating them into a collectivity. The handicraft produced with golden grass demonstrates the use of biodiversity by traditional communities, and its pieces made in the region of Jalapão (TO) have aesthetic and cultural value, reflecting the sensitivity of the local population and their relationship with nature. The study seeks to understand the network relationships, commercial practices, ways of know-how, cosmologies and politics of this secular artisanal practice. The research took place in the sociocultural context of the Covid-19 Pandemic, specifically in the Association of Artisans, in the city of Porto Nacional (TO). The main objective is to present the artisanal cosmopolitics of making golden grass handicrafts among quilombolas and non-quilombolas, and lead us to reflect on the links between art and handicraft elaborated by these artists. Ethnographic research poses the challenge of giving credibility to traditional knowledge and the peculiar abilities that make up the artisanal cosmopolitics of capim dourado.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3874
Appears in Collections:Ciências Sociais

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