Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3870
Authors: Silva, Francisca de Kassia Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Siqueira, Mauro Torres
Title: Uma análise da relação entre PPP’s escolares com fatores socioeconômicos do público de 9° ano do Colégio Dom Orione e da Escola Estadual Padre Giuliano Moretti
Keywords: Escola;Aspectos socioeconômicos;Desigualdade social;School;Socioeconomic aspects;Social inequality
Issue Date: 15-Dec-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Silva, Francisca de Kassia Carvalho. Uma análise da relação entre PPP’s escolares com fatores socioeconômicos do público de 9° ano do Colégio Dom Orione e da Escola Estadual Padre Giuliano Moretti. 2021. 39 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa busca investigar os Projetos Político Pedagógicos (PPP’s) de duas escolas estaduais do município de Tocantinópolis-TO e suas relações com fatores socioeconômicos que contribuem na desigualdade dentro do ambiente escolar. Para isso, a pesquisa vai interpretar as relações diretas e indiretas dos PPP’s trabalhados com o caráter seletivo das duas instituições; levantar aspectos socioeconômicos dos públicos de nono ano selecionados das duas escolas; e analisar a relação entre os dois PPP’s os dados obtidos através dos questionários QEdu dos nonos anos de 2019 das duas escolas e os aspectos socioeconômicos identificados. Isso foi possibilitado a partir de pesquisa bibliográfica, bem como dos PPP’s das referidas escolas e dos fatores econômicos do público de nono ano, possíveis graças aos dados extraídos dos questionários QEdu. Com o empreendido fica evidente que a clientela das duas escolas não apresenta uma grande diferença na dimensão socioeconômica se compararmos a escola do centro com a localizada em outro setor. Assim, percebemos que o caráter seletivo da instituição escolar, tão discutido pela bibliografia especializada, aparece mesmo em escolas com clientelas relativamente homogêneas, pois só isso explica a atuação da escola como reprodutora social num país subdesenvolvido como o Brasil.
Abstract: This research seeks to investigate the Pedagogical Political Projects (PPP's) of two state schools in the city of Tocantinópolis-TO and their relationship with socioeconomic factors that contribute to inequality within the school environment. For this, the research will interpret the direct and indirect relations of PPP’s worked with the selective character of the two institutions; to raise socioeconomic aspects of the selected ninth grade publics from the two schools; and to analyze the relationship between the two PPP's, the data obtained through the QEdu questionnaires from the ninth years of 2019 of the two schools and the socioeconomic aspects identified. This was made possible through bibliographical research, as well as the PPP's of the referred schools and the economic factors of the ninth grade public, possible thanks to the data extracted from the QEdu questionnaires. With the undertaken, it is evident that the clientele of the two schools does not present a great difference in the socioeconomic dimension if we compare the school in the center with the one located in another sector. Thus, we realize that the selective character of the school institution, so discussed by the specialized bibliography, appears even in schools with relatively homogeneous clientele, as this alone explains the school's role as a social reproducer in an underdeveloped country like Brazil.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3870
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC FRANCISCA DE KASSIA.pdf589.34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.