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Authors: Mendes, Valéria Lima
metadata.dc.contributor.advisor: Rezende, Janaína Ribeiro de
Title: Infância e Sexualidade: pesquisa bibliográfica sobre os impactos da violência sexual na vida escolar e na aprendizagem de crianças vítimas
Keywords: Educação Sexual;Aprendizagem;Sexualidade Infantil;Violência Sexual Infanti;Sex Education;Learning;Child Sexuality;Child Sexual Violence
Issue Date: 12-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Mendes, Valéria Lima. Infância e Sexualidade: pesquisa bibliográfica sobre os impactos da violência sexual na vida escolar e na aprendizagem de crianças vítimas. 2021. 55 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como elementos verificar como o tema dos impactos da violência sexual na vida escolar de crianças vítimas é tratado na literatura científica. O objetivo geral deste trabalho foi compreender como as pesquisas abordam os impactos da violência sexual na vida escolar e na aprendizagem de crianças vítimas, em publicações científicas em periódicos acadêmicos, em trabalhos de conclusão curso, dissertações e nos documentos governamentais. A estratégia metodológica adotada foi a pesquisa quantitativa e qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica e análise documental. Assumimos como direcionamento teórico as contribuições de Freud (2002), Ribeiro (2017), Camargo e Ribeiro (1998), Brino e Williams (2008), Amazarray e Koller (1998), Dell’aglio (2008), Rodrigues (2017), Nedeff (2001). A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida através do levantamento de artigos, livros e teses e dissertações nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e do Google Scholar (Google Acadêmico). A análise documental foi desenvolvida da mesma forma, com informações sobre os aspectos legais, os dados oficiais, as formas de prevenção, proteção e o que fazer em caso de violência sexual infantil. Essa etapa teve como finalidade examinar documentos da legislação sobre a violência sexual na infância. A primeira busca da pesquisa nas bases de dados científicas, a partir das palavras-chaves: infância e sexualidade, sexualidade infantil, abuso sexual, violência sexual infantil, que localizado 972 artigos. Após a primeira seleção de trabalhos, foram eliminados 486 estudos que não estavam escritos em língua portuguesa. Em um segundo momento, realizamos a leituras dos resumos do material selecionado e excluímos 380 artigos que não tratavam do tema da pesquisa. Então, verificado os 106 artigos restantes por completo, a fim de conhecer as pesquisas realizadas. Após esse estudo mais detalhado, foram excluídos 73 artigos tratavam da violência, mas não tinham relação com o tema abordado nessa pesquisa. Assim, foram escolhidas 33 publicações, que abordavam tema como sexualidade, educação sexual, violências sexuais e impactos na aprendizagem desse trabalho. Os trabalhos selecionados foram duas dissertações de mestrado e 31 artigos publicados em 27 periódicos de publicações em várias áreas de conhecimentos, sendo dez publicações em revistas de Psicologia, oito de Enfermagem, sete de Educação, três de Saúde, uma de Pediatria e uma de Serviço Social. As publicações selecionadas envolveram 80 autores, de diferentes instituições, a maioria, universidades públicas. No entanto, observamos que os impactos da violência na aprendizagem das crianças vítimas ainda é um tema pouco abordado nas pesquisas, mesmo na área da educação, o que pode explicar as dificuldades enfrentadas pelos professores para lidar com essa questão, muito frequente em nossa sociedade por vários fatores sociais.
Abstract: The present course conclusion work has as elements to verify how the theme of the impacts of sexual violence in the school life of child victims is treated in the scientific literature. The general objective of this work was to understand how research addresses the impacts of sexual violence on school life and on the learning of child victims, in scientific publications in academic journals, in course conclusion papers, dissertations and in government documents. bibliographic and documental analysis. We assume as theoretical guidance the contributions of Freud (2002), Ribeiro (2017), Camargo and Ribeiro (1998), Brino and Williams (2008), Amazarray and Koller (1998), Dell'aglio (2008), Rodrigues (2017), Nedeff (2001). The bibliographic research was carried out through the survey of articles, books, theses and dissertations in the Scientific Electronic Library Online (SCIELO) and Google Scholar (Google Aca- demic) databases. The document analysis was carried out in the same way, with information on legal aspects, official data, forms of prevention, protection and what to do in case of child sexual violence. This stage aimed to examine documents from the legislation on sexual violence in children. The first search of the research in scientific databases, using the keywords: childhood and sexuality, child sexu- ality, sexual abuse, child sexual violence, which located 972 articles. After the first selection of works, 486 studies that were not written in Portuguese were eliminated. In a second moment, we read the ab- stracts of the selected material and excluded 380 articles that did not address the research topic. Then, we read the remaining 106 articles in full, in order to know the research carried out. After this more detailed study, 73 articles dealing with violence were excluded, but were not related to the topic ad- dressed in this research. Thus, 33 publications were chosen, which addressed topics such as sexuality, sexual education, sexual violence and impacts on learning in this work. The selected works were two master's dissertations and 31 articles published in 27 journals of publications in various areas of knowledge, ten publications in Psychology journals, eight in Nursing, seven in Education, three in Health, one in Pediatrics and one in Service Social. The selected publications involved 80 authors from different institutions, most of them public universities. However, we note that the impacts of violence on the learning of child victims is still a topic little discussed in research, even in the area of education, which may explain the difficulties faced by teachers in dealin, with this issue, which is very common in our society. various social factors
URI: http://hdl.handle.net/11612/3832
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