Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3798
Authors: Souza, Kézia Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Janaína Borges de
Title: História de vida e saberes docentes de uma professora de contabilidade: o caso da professora Wilde
Keywords: História de vida;Docente;Contabilidade;Saberes docentes
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Souza, Kézia Gomes De. História de vida e saberes docentes de uma professora de contabilidade: o caso da professora Wilde. 24 f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências Contábeis. Universidade Federal do Tocantins. Palmas 2021.
metadata.dc.description.resumo: Nos últimos tempos a pesquisa autobiográfica vem se evidenciando e cada vez mais é possível contemplar os modos de investigar a docência, formação e vida de professores. O objetivo geral desta pesquisa foi contar sobre como a história de vida e os saberes docentes da professora de contabilidade Wilde se entrelaçam. Nessa perspectiva foi utilizado a história oral temática com o intuito de contar a história de vida e saberes docentes da professora Wilde. A história de vida da professora permite compreender como suas características pessoais influenciam na sua prática cotidiana, ou seja, não há possibilidade de separar a Wilde pessoal da profissional, porque os aprendizados na vida contribuem para a prática na docência. Destaca-se que os saberes docentes apontados por Tardif encontram-se na história da professora quais sejam: saberes provenientes de sua própria experiência na profissão, na sala de aula e na escola; saberes provenientes da formação escolar anterior; saberes dos programas e livros didáticos usados no trabalho; saberes pessoais dos professores; saberes provenientes da formação profissional para o magistério. Por fim, percebe-se que a docência enquanto profissão deve considerar os contextos específicos vividos por cada pessoa, pois os saberes docentes tem fontes diversas. Trazer à tona essas fontes permite conhecer melhor as origens de práticas docentes diversas.
Abstract: In recente times, autobiographical research has become evidente and it is increasingly possible to contemplate ways of investigating the teaching, training and life of teachers. The general objective of this research was to tll about how the life history and teaching knowledge of accounting professor Wilde are intertwined. From this perspectie, thematic oral history was used in order to tell the life story and teaching knowledge of Professor Wilde. The teacher’s life story allows us to uderstand how her personal characteritics influence her daily practice, that is, there is no possibility of separating to teaching practice. It is noteworthy that the teaching knowledge ponted out by Tardif is found in the teache’s history, which are: knowledge from her own experience in the profession, in the classroom and at school; knowledge from previous school education; knowledge of programs and textbooks used at word; teacher’s personal knowledge; knowledge from professional trainig for teaching. Finally, it is clear that teaching as a prfession must consider the specifc contexts experienced by each person, since teaching knowledge has diferente sources. Bringing these sources to light allows us to better understande the rigins of diferente teaching practices.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3798
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia KÉZIA GOMES DE SOUZA.pdf710.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.