Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3742
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Joedson Brito dos-
dc.contributor.authorSousa, Raimunda Angélica de-
dc.date.accessioned2022-04-12T13:29:55Z-
dc.date.available2022-04-12T13:29:55Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSousa, Raimunda Angélica de. Programa Municipal de Alimentação Escolar de Tocantinópolis (PMAE): trajetórias, perspectivas e desafios. 2017. 41 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3742-
dc.description.abstractThe research entitled Tocantinópolis Municipal School Food Program (PMAE): Trajectories, Perspectives and Challenges, aimed to investigate the decentralization process of the PNAE through the Municipal School Feeding Program (PMAE) of Tocantinópolis / TO and if it contributes to ensure a better operationalization of school feeding in said municipality. The methodology used in the study was qualitative, with the case study as a methodological strategy. Questionnaires and interviews were applied with the Secretary of Education, the PMAE Coordinator and a lunch box at a school in the city. To base the research we used theorists who dealt with the subject, analyzed documents about the program so that we could understand its execution. From the data obtained in the research we found that the PMAE contributes to the autonomy of the municipality with regard to the resources that come to choose the food, since it is extremely important that these are according to the reality of the students, since students well fed will certainly have more significant results. This work allowed us to conclude that, faced with the problem that we propose to investigate, we realize that the PMAE has many flaws that need to be remedied, considering that, as food is concerned, attention must be paid to the needs of those contemplated by this program, since education has as basic assumption the guarantee of rights and as such we emphasize the right to a quality school feeding and the program researched has as principle to ensure that this right is respected and guaranteed for the students served.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectAlimentação Escolarpt_BR
dc.subjectDescentralizaçãopt_BR
dc.subjectRecursospt_BR
dc.subjectSchool Feedingpt_BR
dc.subjectDecentralizationpt_BR
dc.subjectResourcespt_BR
dc.titlePrograma Municipal de Alimentação Escolar de Tocantinópolis (PMAE): trajetórias, perspectivas e desafiospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA pesquisa intitulada Programa Municipal de Alimentação Escolar de Tocantinópolis (PMAE): Trajetórias, Perspectivas e Desafios, teve como objetivo investigar em medida o processo de descentralização do PNAE via Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE) de Tocantinópolis/TO e se o mesmo contribui para assegurar uma melhor operacionalização da alimentação escolar no referido município. A metodologia utilizada no trabalho se deu de forma qualitativa, com o estudo de caso como estratégia metodológica, sendo que foram aplicados questionários e entrevistas com a Secretária da Educação, com a Coordenadora do PMAE e com uma Merendeira de uma escola do município. Para fundamentarmos a pesquisa utilizamos teóricos que versavam sobre o assunto, analisamos documentos sobre o programa para que pudéssemos compreender sua execução. A partir dos dados obtidos na pesquisa constatamos que o PMAE contribui para a autonomia do município no que se refere aos recursos que vem para a escolha dos alimentos, visto que é de extrema importância que tais sejam de acordo com a realidade dos alunos, pois alunos bem alimentados certamente terão resultados mais significativos. O referido trabalho permitiu-nos concluir que diante do problema que nos propusemos a investigar percebemos que o PMAE possui muitas falhas que precisam serem sanadas, tendo em vista que como se refere a alimentação, deve-se atentar as necessidades dos contemplados por esse programa, visto que a educação tem como pressuposto básico a garantia de direitos e como tal ressaltamos o direito a uma alimentação escolar de qualidade e o programa pesquisado tem como princípio fazer com que seja respeitado e garantido tal direito para os alunos atendidos.pt_BR
dc.publisher.campusTocantinópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localTocantinópolispt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Angélica.pdf555.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.