Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3715
Authors: Renata Costa Brito, Moraes
metadata.dc.contributor.advisor: Gustavo Cunha de, Araújo
Title: História em quadrinhos na educação: um estado da arte na base de dados SCIELO
Keywords: Histórias em quadrinhos;Metodologia de ensino;Educação;Educação do Campo;Comics;Teaching methodology;Education;Rural Education
Issue Date: 15-May-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Moraes, Renata Costa Brito. História em quadrinhos na educação: um estado da arte na base de dados SCIELO. 2021. 45 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Educação do Campo, Campus de Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: A história em quadrinhos é uma linguagem que pode proporcionar aos educadores e educandos um recurso didático e pedagógico interessante que pode auxiliá-los no desenvolvimento de práticas pedagógicas em sala de aula, enriquecendo a aprendizagem. A partir de uma pesquisa de levantamento e análise bibliográfica, realizada na base de dados Scielo, objetivou-se investigar o que diz a produção acadêmica a respeito das histórias em quadrinhos indexadas nessa base, no período compreendido entre 1997 e 2020. Dentre alguns resultados, foram encontrados 9 artigos científicos sobre as histórias em quadrinhos. Desse total, constatamos que 2 trabalhos discutem aspectos relacionados a realidade; 4 se referem especificamente à metodologias de ensino, e 3 estão relacionados ao mercado editorial. O tema é importante, pois pode contribuir para ampliar os estudos acerca das histórias em quadrinhos, ao desvelar o que vem sendo falado, discutido e analisado nas produções acadêmicas indexadas na base Scielo que abordam esse tema na pesquisa educacional. A pesquisa concluiu também que as principais contribuições das HQs pesquisadas dizem respeito ao uso benéfico dessa linguagem como recurso didático-pedagógico ou metodologia de ensino na educação, independente do nível de ensino (educação básica ou ensino superior) e da área de conhecimento. Entretanto, uma constatação nos chamou atenção: nenhum dos artigos encontrados aborda as artes (tanto a área de conhecimento quanto a disciplina curricular) como objeto de estudo ou, mesmo, relacionada à pesquisa de HQs.
Abstract: Comics are a language that can provide educators and students with an interesting didactic and pedagogical resource that can help them in the development of pedagogical practices in the classroom, enriching learning. From a survey and bibliographic analysis carried out in the Scielo database, we aimed to investigate what the academic production says about comics indexed in this database, in the period between 1997 and 2020. Among some results, 9 scientific articles about comics were found. Of this total, we found that 2 articles discuss the reality; 4 refer specifically to teaching methodology, and 3 are related to the publishing market. The theme is important, because it can contribute to expand a little more study about comics, by unveiling what is being talked about, discussed and analyzed in the academic productions indexed in the Scielo database that address this theme in educational research. The research also concluded that the main contributions of the comics researched are related to the beneficial use of this language as a didactic-pedagogical resource or teaching methodology in education, regardless of the teaching level (basic education or higher education) and the area of knowledge. However, one finding caught our attention: none of the articles found addresses the arts (both the area of knowledge and the curricular subject) as an object of study or, even, related to the research on comics.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3715
Appears in Collections:Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Pronto.pdf755.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.