Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3704
Authors: Ferreira, Maico Costa
metadata.dc.contributor.advisor: Zanin, Fabrício Carlos
Title: O pedagogo em espaços não escolares: sua atuação no ambiente jurídico
Keywords: Pedagogo;Atuação;Jurídico;Pedagogue;Acting;Legal
Issue Date: 22-Dec-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Ferreira, Maico Costa. O pedagogo em espaços não escolares: sua atuação no ambiente jurídico. 2021. 66 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: Atualmente existe uma gama de possibilidades de trabalho para os pedagogos e, dentre esses novos espaços, estão os tribunais de justiça e as defensorias públicas, ou seja, o meio jurídico, contudo se tornou necessário o desenvolvimento/popularização de metodologias voltadas para este espaço, sendo assim, investigar as singularidades desse ramo se faz necessário. O interesse em investigar esse tema surgiu após assistir a uma palestra intitulada “o pedagogo em espaços não escolares” ocorrida na UFT no ano de 2019. O objetivo deste estudo é apresentar as particularidades do trabalho do pedagogo nos tribunais de justiça ou defensoria pública. Para alcançarmos nosso objetivo principal, usamos diferentes metodologias de pesquisa: bibliográfica, documental e de campo. Com a bibliográfica tivemos o intuito de levantarmos a história do pedagogo. A documental foi usada para analisarmos os aparatos legais que traçam ou traçaram a formação e atuação dos pedagogos modernos nas universidades, além das suas possíveis funções no meio jurídico. Já a pesquisa de campo, foi realizada mediante um questionário on-line respondido por 3 pedagogos atuantes no meio jurídico, para a análise de suas realidades. Tem como referencial teórico: Aranha (2006), Cambi (1999), Cicone e Moraes (2016), Brandão (1995), Costa et al.(2018), Libâneo (1999), Severino (2013), Bardin (1997), Franco (2005) dentre outros. A construção do pedagogo e do seu espaço de atuação está em constante mudança, com o passar do tempo, diferentes mecanismos legais alteraram como o pedagogo é definido e “utilizado” pela sociedade, no campo jurídico sua atuação ainda é recente e está sendo estruturada, mas percebesse que sua presença nesse campo é justificável e essencial.
Abstract: Currently there is a range of work possibilities for pedagogues and, among these new spaces, are the courts of justice and public defenders, that is, the legal environment, however, it has become necessary to develop/popularize methodologies aimed at this space, therefore, investigating the singularities of this branch is necessary. The interest in investigating this topic arose after attending a lecture entitled "the pedagogue in non-school spaces" held at UFT in 2019. The objective of this study is to present the particularities of the pedagogue's work in the courts of justice or public defender. To achieve our main objective, we use different research methodologies: bibliographic, documentary and field. With the bibliography we had the intention to raise the history of the pedagogue. The documentary was used to analyze the legal apparatus that trace or trace the formation and performance of modern pedagogues in universities, in addition to their possible roles in the legal environment. The field research was carried out through an online questionnaire answered by 3 pedagogues working in the legal environment, for the analysis of their realities. Its theoretical reference is: Aranha (2006), Cambi (1999), Cicone and Moraes (2016), Brandão (1995), Costa et al. (2018), Libâneo (1999), Severino (2013), Bardin (1997), Franco (2005) among others. The construction of the pedagogue and its space of action is in constant change, over time, different legal mechanisms have changed how the pedagogue is defined and "used" by society, in the legal field its performance is still recent and is being structured, but realized that its presence in this field is justifiable and essential.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3704
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAICO COSTA FERREIRA TCC - 11.03.2022.pdf550.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.