Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3692
Authors: Milhomem, Pabla Cassiângela Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Jocyléia Santana dos
Title: História, memórias e narrativas do Instituto Federal de Palmas/Tocantins
Keywords: Instituição Educativa; História Oral; Campus de Palmas; IFTO; Educational Institution; Oral History; Campus de Palmas; IFTO
Issue Date: 16-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: SILVA, Maria das Graças Pereira. História, memórias e narrativas do Instituto Federal de Palmas/Tocantins. 2021. 307f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Esta Dissertação vincula-se ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPPGE), da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O objetivo é relatar o processo de implantação do Campus IFTO-Palmas na versão de servidores administrativos e docentes da Instituição. De acordo com Magalhães (2004), as instituições traduzem as marcas socioculturais que permitem que haja uma análise relacional entre as histórias das instituições escolares e as práticas educativas. Enfatizando que há uma integração institucional dos saberes e das práticas educativas. Para consecução do objetivo proposto foi realizada uma pesquisa aos documentos oficiais da IES, Biblioteca e Secretaria. Sobre a base teórica sobre instituições educativas foram utilizados Magalhães, Saviani, Sanfelice, Nosella, Buffa e Gatti Jr. As entrevistas tiveram um roteiro semiestruturado embasado na metodologia da História Oral temática que dispõem de recursos, técnicas e procedimentos capazes de extrair dos entrevistados as memórias e narrativas sobre o tema. Todo o projeto foi submetido a Plataforma Brasil e aprovado pelo Conselho de Ética, elementos essenciais para a certificação da pesquisa científica. Os dezoito sujeitos entrevistados assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A história de uma instituição de ensino é a própria história da educação de uma comunidade, pois revela como ela se organiza, transmite o conhecimento escolar e suas práticas educativas.
Abstract: This dissertation is linked to the Professional Master's Degree Program in Education (PPPGE), at the Federal University of Tocantins (UFT). The objective is to report the process of implantation of the IFTO-Palmas Campus in the version of the Institution's administrative servers and professors. According to Magalhães (2004), institutions translate sociocultural marks that allow for a relational analysis between the histories of school institutions and educational practices. Emphasizing that there is an institutional integration of educational knowledge and practices. To achieve the proposed objective, a search was carried out on official documents of the IES, Library and Secretariat. On the theoretical basis of educational institutions, Magalhães, Saviani, Sanfelice, Nosella, Buffa and Gatti Jr were used. The interviews had a semi-structured script based on the thematic Oral History methodology that have resources, techniques and procedures capable of extracting memories from the interviewees and narratives about the theme. The entire project was submitted to Plataforma Brasil and approved by the Ethics Council, essential elements for the certification of scientific research. The eighteen subjects interviewed signed the Informed Consent Form. The history of an educational institution is the history of education in a community, as it reveals how it is organized, transmits school knowledge and its educational practices.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3692
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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