Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3679
Authors: Rodrigues, José Eduardo de Azevedo Gomes
metadata.dc.contributor.advisor: Pôrto Júnior, Francisco Gilson Rebouças
Title: O ensino de jornalismo no Brasil e em Portugal: uma análise documental crítica-comparativa das diretrizes pedagógicas da UFT e UC
Keywords: Ensino de Jornalismo; Jornalismo no Norte do Brasil; Jornalismo em Portugal; Processo de Bolonha; Journalism Teaching; Journalism In Northern Brazil; Journalism In Portugal; Bologna Process
Issue Date: 17-Dec-2021
Citation: RODRIGUES, José Eduardo de Azevedo Gomes. O ensino de jornalismo no Brasil e em Portugal: uma análise documental crítica-comparativa das diretrizes pedagógicas da UFT e UC. 2021. 121f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2021.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem como objetivo realizar uma análise documental crítica-comparativa entre o Ensino de Jornalismo no Brasil e Portugal, com o objetivo de compreender o nível de convergência entre as diretrizes pedagógicas curriculares que norteiam as respectivas formações. Neste contexto foi realizada uma delimitação para a Região Norte do País e, posteriormente para a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Em Portugal a Licenciatura em Jornalismo e Comunicação da Universidade de Coimbra (UC) foi a escolhida para que houvesse o confronto de informações. Um levantamento documental seguindo as cinco dimensões de Cellard (2012) foi realizado nos Projetos Pedagógicos Curriculares das Instituições, para que se pudesse estudar as práticas de ensino. Nesta parte aproveitou-se do espaço de estudo para analisar os PPCs de todas as universidades da Região Norte do Brasil que ofertam até o ano de 2021, a graduação em Jornalismo ou Comunicação Social - Jornalismo. Como forma de organizar o caminho metodológico a pesquisa foi definida como sendo de natureza básica; documental e bibliográfica; qualitativa; com abordagens descritivas e comparativas; e, para nortear o processo de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados foi escolhida a análise de conteúdo. Uma das considerações levantadas no estudo é a de que a UFT construiu as diretrizes do ensino de Jornalismo de forma técnica e com riquezas de informações. Já na Universidade portuguesa não dispõe de documento específico que trate sobre essa questão, mas um site com hiperlinks e informações generalizadas. Vale destacar o caráter mercantil observado na instituição europeia. Diferentemente do PPC da UFT, que se atenta às informações de ensino praticamente em sua totalidade, na UC as informações sobre como ingressar e permanecer na Universidade ganham maior destaque.
Abstract: The research aims to perform a critical-comparative documental analysis between the Teaching of Journalism in Brazil and Portugal, in order to understand the level of convergence between the pedagogical curricular guidelines that guide the respective trainings. In this context, a delimitation was made for the North Region of the country and, subsequently, for the Universidade Federal do Tocantins (UFT). In Portugal, the degree in Journalism and Communication from the University of Coimbra (UC) was chosen for the comparison of information. A documental survey following Cellard's five dimensions (2012) was carried out in the Curricular Pedagogical Projects of the Institutions, so that the teaching practices could be studied. In this part, the study space was used to analyze the PPCs of all the universities in the Northern Region of Brazil that offer, until the year 2021, the undergraduate degree in Journalism or Social Communication - Journalism. In order to organize the methodological path, the research was defined as basic in nature; documental and bibliographic; qualitative; with descriptive and comparative approaches; and, to guide the process of pre-analysis, material exploration and treatment of results, content analysis was chosen. One of the considerations raised in the study is that the UFT built the guidelines for the teaching of Journalism in a technical way and with a wealth of information. At the Portuguese University there is no specific document that deals with this issue, but a site with hyperlinks and general information. It is worth noting the commercial character observed in the European institution. Differently from the UFT's PPC, which focuses on teaching information practically in its entirety, at the UC the information on how to get in and stay at the University gains greater prominence.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3679
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação e Sociedade

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