Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/362
Author: Rocha, Rosaly Justiniano de Souza
Advisor: Cabral, José Pedro Cabrera
Title: Composição da renda nos assentamentos de reforma agrária do Tocantins: uma análise dos efeitos do Programa Bolsa Família
Keywords: Neoliberalismo;Políticas Públicas;Questão Agrária;Renda rural;Bolsa Família;Ingresos Rurales
Issue Date: 10-Feb-2017
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG
Citation: ROCHA, Rosaly Justiniano de Souza. Composição da renda nos assentamentos de reforma agrária do Tocantins: uma análise dos efeitos do Programa Bolsa Família. 2017. 122f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2017.
Resumo: O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência de renda brasileiro que desde sua criação pelo governo brasileiro no ano de 2003 tem gerado uma série de debates, estudos acadêmicos e técnicos. As principais discussões em torno do PBF envolvem questões como: os reais efeitos do programa para a redução da pobreza e o caráter assistencialista do programa. O presente trabalho teve como objetivo analisar a dinâmica do Programa Bolsa Família e suas implicações na composição da renda familiar dos Assentamentos de Reforma Agrária do Tocantins. O Tocantins é um estado pobre e a sua zona rural está entre as mais pobres do Brasil. Neste trabalho, realizamos uma pesquisa sobre a renda dos assentamentos de Reforma Agrária, que teoricamente deveriam receber a assistência do governo para chegar a sua emancipação econômica. O Programa Bolsa Família enquadra-se neste contexto por ser um programa de transferência de renda onde procuramos verificar quais os efeitos deste programa para a renda familiar dos assentados. Para a obtenção dos dados, foi realizada uma pesquisa empírica em assentamentos de reforma agrária em várias regiões do estado do Tocantins. Como instrumentos metodológicos utilizamos questionários semiestruturados que foram aplicados somente com mulheres, além dos questionários foram realizadas também entrevistas com um roteiro preestabelecido que complementaram as informações dos questionários. Fizemos o cruzamento entre os questionários e as entrevistas para chegarmos aos resultados que serão apresentados neste trabalho.
Abstract: El Programa Bolsa Familia (PBF) es un programa de transferencia de ingresos de Brasil que, desde su creación por el gobierno brasileño en 2003 ha generado una gran cantidad de debates, académicos y estudios técnicos. Las principales discusiones en torno al PBF implican cuestiones tales como: los efectos reales del programa para la reducción de la pobreza y el carácter del bienestar del programa. Este estudio tuvo como objetivo analizar la dinámica del Programa Bolsa Familia y sus implicaciones para la composición de los ingresos familiares de Reforma Agraria Tocantins, en una perspectiva de género. Tocantins es un estado pobre y su paisaje se encuentra entre los más pobres de Brasil, este estudio llevó a cabo una encuesta sobre los ingresos de los asentamientos de reforma agraria que en teoría deberían recibir ayuda del gobierno para conseguir su liberación económica. El Programa Bolsa Familia es parte de este contexto para ser un programa de transferencia de ingresos que tratará de verificar que los efectos de este programa a los ingresos familiares de los colonos. Para obtener los datos de la investigación empírica se llevó a cabo en asentamientos de reforma agraria en diversas regiones del estado de Tocantins. Como herramientas metodológicas utilizaron cuestionarios semi-estructurados que se aplicaron sólo a las mujeres, además de los cuestionarios también se llevaron a cabo entrevistas con un guión preestablecido que complementa la información de los cuestionarios. Hicimos la travesía entre los cuestionarios y entrevistas para chagarmos los resultados que se presentan en este documento.
URI: http://hdl.handle.net/11612/362
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosaly Justiniano de Souza Rocha - Dissertação.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.