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Authors: Frutuoso, Luciana Patricia da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Capuzzo, Denise de Barros
Title: O aluno com deficiência no ensino superior: prática inclusiva na Universidade do Estado do Pará
Keywords: Ensino Superior; Educação Especial; Metodologias; Ferramentas; Higher Education; Special education; Methodologies; Tools
Issue Date: 7-Dec-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: FRUTUOSO, Luciana Patricia da Silva. O aluno com deficiência no ensino superior: prática inclusiva na Universidade do Estado do Pará. 2021. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho, ora apresentado, busca trazer aspectos relacionados à inclusão de pessoas com deficiências no ensino superior. Incluir é contextualizar, é englobar aquilo que não faz parte de um grupo as suas práticas e vivências. Dentro das universidades, a inclusão deve tratar as diferenças com igualdades, conquistando seu espaço dentro do universo acadêmico. Apesar da falta de recursos específicos, ao longo dos últimos anos, as universidades já possuem estratégias para garantir o acesso de estudantes deficientes ao ensino superior, embora ainda sejam poucas estratégias frente às dimensões do problema. O presente estudo tem por objetivo conhecer as estratégias metodológicas que professores do ensino superior utilizam no enfrentamento das barreiras de acesso ao conhecimento de alunos com deficiência, com vistas à permanência e sucesso acadêmico. Além disso, almeja-se conhecer as metodologias utilizadas com alunos deficientes no ensino superior, identificar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores, com alunos deficientes na Universidade do Estado do Pará e verificar quais as ferramentas utilizadas com alunos deficientes do ensino superior e sucesso no processo de inclusão. A pesquisa configura-se quali-quantitativa, de caráter exploratório; o estudo viabiliza uma ampla explanação acerca do problema. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se de roteiro de entrevistas semiestruturadas, em que o processamento foi todo envolvido na transcrição da entrevista da forma oral para a forma escrita. A amostra da pesquisa foi composta por cinco participantes, sendo duas professoras e três alunos da Universidade do Estado do Pará. Os dados após coleta dos foram analisados e apresentados por categorias e, posteriormente, apresentados os resultados e a discussão. Como produto final, elaborou-se uma cartilha informativa, contendo orientações e sugestões de ferramentas para serem utilizadas com os alunos do ensino superior que possuem uma deficiência, facilitando o processo de inclusão dos alunos no âmbito acadêmico. As instituições de ensino superior podem incorporar várias ações importantes não só em relação aos alunos com deficiência, mas também na formação de profissionais com uma visão inclusiva, uma vez que, estando às legislações postas, bastaria de fato, efetivá-las. Espera-se que o produto resultante possa contribuir com o trabalho docente da Universidade do Estado do Pará, campo da pesquisa deste estudo.
Abstract: This work, presented here, seeks to bring aspects related to the inclusion of people with disabilities in higher education. To include is to contextualize, it is to encompass what is not part of a group, its practices and experiences. Within universities, inclusion must treat differences with equality, conquering its space within the academic universe. Despite the lack of specific resources, over the last few years, universities already have strategies to guarantee the access of disabled students to higher education, although there are still few strategies facing the dimensions of the problem. The present study aims to understand the methodological strategies that higher education teachers use in facing barriers to access to knowledge by students with disabilities, with a view to permanence and academic success. In addition, the aim is to know the methodologies used with disabled students in higher education, identify the teaching methodologies used by teachers with disabled students at the State University of Pará and verify which tools are used with disabled students in higher education and success in inclusion process. The research is qualitative-quantitative, exploratory in character; the study enables a broad explanation of the problem. As a data collection instrument, a semi-structured interview script was used, in which the processing was all involved in the transcription of the interview from oral to written form. The research sample consisted of five participants, two professors and three students from the University of the State of Pará. The data after collection were analyzed and presented by categories and, later, the results and discussion were presented. As a final product, an informative booklet was prepared, containing guidelines and suggestions for tools to be used with higher education students who have a disability, facilitating the process of including students in the academic sphere. Higher education institutions can incorporate several important actions not only in relation to students with disabilities, but also in the training of professionals with an inclusive vision, since, once the laws are in place, it would actually be enough to put them into effect. It is expected that the resulting product can contribute to the teaching work of the University of the State of Pará, the research field of this study.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3609
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