Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3587
Authors: Silva, Thiago Henrique
metadata.dc.contributor.advisor: Peres, Carlos Alberto Rangearo
Title: Telepsiquiatria Como Metodologia Alternativa No Internato Médico No Interior Do Tocantins: Relato De Experiência
Keywords: Telepsiquiatria;Educação a distância;Internato médico
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Thiago Henrique. Telepsiquiatria Como Metodologia Alternativa No Internato Médico No Interior Do Tocantins: Relato De Experiência. 31 Fl. Monografia. Curso de Medicina . Universidade Federal do Tocantins. Campus de Palmas. 2021.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo conhecer a vivência dos estudantes de graduação em medicina com a telepsiquiatria e o método de ensino à distância como parte das atividades do internato médico durante a pandemia causada pelo vírus Sars-cov-2. São relatadas as atividades realizadas pelos discentes em diversos municípios interioranos do Estado do Tocantins/Brasil dentro do módulo de internato rural. Os estudantes foram capazes de atender pacientes, intermediar o contato entre a equipe de psiquiatria oferecida pela universidade e enfermos, que por vezes vivem em longínquos municípios, empregando como ferramenta a telepsiquiatria, e realizar discussões clínicas com devolutivas ao paciente, supervisionado por preceptor através do método de ensino à distância. No decorrer do internato, os acadêmicos identificaram e selecionaram pacientes, realizaram anamneses prévias e acompanharam os pacientes psiquiátricos durante a teleconsulta nos seus respectivos municípios, sendo ofertado à população várias consultas gratuitas com profissionais especialistas. Essa metodologia permitiu aos pacientes acesso a um acompanhamento psiquiátrico especializado que alguns dificilmente teriam em seu município. Também proporcionou que os estudantes acompanhassem as consultas e a evolução do paciente ao longo do tempo, contribuindo para seu aprendizado e formação profissional, substituindo a metodologia tradicional impossibilitada pelas peculiaridades da pandemia.
Abstract: This paper aims to describe the experience of undergraduate medical students with telepsychiatry and the distance learning method as part of medical internship activities during the pandemic caused by the Sars-cov-2 virus. The activities carried out by students in several country municipalities in the state of Tocantins/Brazil within the medical internship are reported. The students were able to assist patients, mediate the contact between the psychiatric team offered by the university and patients, who often lives in a distant city, using telepsychiatry as a tool, and conduct clinical discussions with patient feedback, supervised by a preceptor through the distance learning method. During the internship, the students identified and selected patients, performed previous anamnesis and accompanied psychiatric patients during teleconsultation in their respective municipalities, offering the population several free consultations with specialist professionals. This methodology allowed patients to have access to specialized psychiatric care that some would hardly have in their county. Additionally, allowed the students to follow the consultations and the patient's treatment and evolution over time, contributing to their learning and professional training, replacing the traditional methodology made impossible by the peculiarities of the pandemic.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3587
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thiago Henrique Silva- TCC.pdf506.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.