Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3549
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Warley Gramacho da-
dc.contributor.authorBatista, Mariana Brito-
dc.date.accessioned2022-02-02T14:09:26Z-
dc.date.available2022-02-02T14:09:26Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBATISTA, Mariana Brito. Meta-Heurística Para Analise De Otimização Em Transporte Publico. 19 f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da computação. Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 20210.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3549-
dc.description.abstractThis work consist on the publication of the applied proposal of a problem of optimization of vehicle programming that aims to reduce costs in the use of buses and minibuses, vehicles used in Palmas - Tocantins for urban public use. To meet the city’s mobility demand, a company manages and provides this service. However, it has regularly increased the usage fee, either to adjust the value or to pass on the costs to the end user. However, these essential expenses for the performance of services, if optimized, could be lower without affecting the availability and effectiveness of public transport. It would be beneficial for the company that would disburse less for the maintenance of the activity and also for the population. When we talk about issues related to optimization, we put the test the metaheuristics, algorithms that work with a certain level of randomness, but that throughout the process seek to find the best possible solution. In a study carried out, we found a desired optimization margin so that supposedly an increase in the use tariff was not passed on to the population, in which the algorithm can establish the real possibility of implementing the optimization scheme of the fraction of vehicles used in public transport service of Palmas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livre.pt_BR
dc.subjectMeta-heurísticapt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectProblema de Programação de Veículospt_BR
dc.titleMeta-Heurística Para Analise De Otimização Em Transporte Publicopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho compreende a publicação da proposta aplicada de um problema de otimiza- ¸c˜ao de programação de veículos que tem como objetivo a redução de custos na utilização de ˆônibus e micro-ˆônibus, transportes esses empregados em Palmas – Tocantins para utilização pública urbana. Para atender a demanda de mobilidade da cidade, uma empresa gerencia e presta este serviço. Porém, regularmente vem aumentando a tarifa de utiliza- ¸c˜ao seja para ajustar o valor ou para repassar os custos para o usuário final. Todavia, estes gastos essenciais para a realização dos serviços, se otimizados, poderiam ser menores sem afetar a disponibilidade e eficácia do transporte público. Seria benéfico para a empresa que desembolsaria menos para a manutenção da atividade e também para a população. Quando falamos de questões relacionadas a otimização, colocamos a prova `a meta-heurística, algoritmos que trabalham com um certo n´nível de aleatoriedade, mas que durante todo processo procuram encontrar a melhor solução possível. Em um estudo realizado, encontramos uma margem de otimização desejada para que supostamente um acréscimo da tarifa de utilização não fosse repassado para a população, na qual o algoritmo poderá estabelecer a real possibilidade de implementação do esquema de otimização da fração de veículos usados no serviço de transporte público de Palmas.pt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.cursoCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.localPalmaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariana Brito Batista - TCC.pdf306.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.