Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3546
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLeite, Amanda M. P.-
dc.contributor.authorGuedes, Caroline Silva Falcão-
dc.date.accessioned2022-02-02T11:37:58Z-
dc.date.available2022-02-02T11:37:58Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.citationGUEDES, Caroline Silva Falcão. Jornalismo e empreendedorismo - Análise dos aspectos da formação nas universidades federais do Brasil. 2021. 151f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3546-
dc.description.abstractThe internet and technological advances in recent decades have transformed the context of production and consumption of news, leading to changes in the role of professional journalists. The crisis in the media, with the migration from advertising to digital media, has also brought reconfigurations of the practice of contemporary journalism, generating the creation of new business models and new forms of financing - independent and entrepreneurial. In this regard, one of the great needs that arise is the attention to the teaching of journalism for professionals who have been graduated in higher education institutions in the country. The objective is to analyze the entrepreneurial formation of the curricula of Journalism courses at federal public universities in Brazil. The study was developed from the search for terms related to entrepreneurship in the syllabuses of the curricular contents in the 40 researched courses. Therefore, an exploratory study, with a qualitative and quantitative approach, was carried out, using documental research with analysis of curricula and teaching plans of subjects related to the entrepreneurial theme, to obtain data through the websites of federal universities. The research also contributes to the main knowledge regarding new business models in journalism, through bibliographical research on the subject. After analyzing the curricula, it was found that 84.1% of Journalism courses offer some discipline with the entrepreneurial theme; among them, 20.5% do not present the subject as a mandatory curricular component. The result shows a concern of these courses in the modernization of their curricula and a concern for better training of their graduates for the job market. The research also points to the importance of working with entrepreneurial principles for the future of communication professionals and for an economy in full development.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo; Jornalismo; Ensino; Currículo; Formação profissional; Entrepreneurship; Journalism; Teaching; Resume; Professional qualificationpt_BR
dc.titleJornalismo e empreendedorismo - Análise dos aspectos da formação nas universidades federais do Brasilpt_BR
dc.description.resumoA internet e os avanços tecnológicos nas últimas décadas transformaram o contexto de produção e consumo das notícias, levando à alteração da atuação do profissional jornalista. A crise nos veículos de comunicação, com a migração da publicidade para os meios digitais, trouxe, também, reconfigurações da prática do jornalismo contemporâneo, gerando a criação de novos modelos de negócios e novas formas de financiamento - independente e empreendedor. Nesse sentido, uma das grandes necessidades que se apresenta é a atenção ao ensino do jornalismo para os profissionais que estão sendo formados nas instituições de ensino superior do país. O objetivo foi analisar a formação empreendedora dos currículos dos cursos de Jornalismo das universidades públicas federais do Brasil. O estudo foi desenvolvido a partir da busca por termos relacionados ao empreendedorismo nas grades curriculares dos 44 cursos pesquisados. Para tanto, fez-se um estudo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, em que se utilizou a pesquisa documental, com análise dos currículos e planos de ensino das disciplinas relacionadas à temática empreendedora, para obtenção dos dados por meio dos sites das universidades federais. A pesquisa também contribui com conhecimentos em relação a novos modelos de negócios no jornalismo, por meio de pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Após análise das grades curriculares, constatou-se que 84,1% dos cursos de Jornalismo ofertam alguma disciplina com a temática empreendedora. Desses, 20,5% não apresentam a matéria enquanto componente curricular obrigatório. O resultado mostra uma preocupação, entre os referidos cursos, na modernização de seus currículos e melhor formação de seus egressos para o mercado de trabalho. A pesquisa aponta, ainda, para a importância de se trabalhar com princípios empreendedores, sendo uma opção para o futuro dos profissionais da comunicação.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação e Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caroline Silva Falcão Guedes - Dissertação.pdf3.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.