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Authors: Costa, Sara Santos Dias
metadata.dc.contributor.advisor: Rocha, Gláucia Mitsuko Ataka da
Title: Avaliação da eficácia adaptativa de um estudante indígena na universidade
Keywords: Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada - EDAO; Eficácia Adaptativa; Comunidades indígenas; Akwe-Xerente.
Issue Date: 25-Jan-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: COSTA, Sara Santos Dias. Avaliação da eficácia adaptativa de um estudante indígena na universidade. 2021. 47 f. Artigo de Monografia (Graduação) - Curso de Psicologia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O caminho percorrido entre saúde pública, endemias rurais e populações indígenas foi longo e evidenciou uma total invisibilidade política nas décadas iniciais da república, provocando mudanças na saúde indígena, que vão desde a criação do SPI – Serviço de Proteção ao Índio até o desenvolvimento do DSEI – Distrito Sanitário Especial Indígena. Nesse contexto, há agravos de saúde alarmantes e crescentes, como por exemplo o suicídio e o uso prejudicial do álcool. Diante disso, propõe-se a seguinte indagação: Quais instrumentos teórico-técnicos um profissional de psicologia pode utilizar para atender demandas relacionadas ao fenômeno psicológico, considerando diferenças étnicas e culturais tão marcantes? Neste estudo, apresenta-se a Teoria da Adaptação de Ryad Simon (1989) como um arcabouço teóricotécnico para uma psicologia moderna e eficiente em saúde mental, capaz de ultrapassar as fronteiras da psicologia clínica tradicional, na medida em que busca preencher lacunas nos modos de compreensão deste fenômeno, assim como na forma de intervenção dos processos de saúde e doença. A partir desta teoria, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia adaptativa de um estudante universitário indígena da etnia Akwē-Xerente, seguindo o procedimento de aplicação e análise o instrumento EDAO – R (Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada Redefinida). Os resultados indicaram que o participante apresentou Adaptação Eficaz. Conclui-se que esse instrumento se mostrou promissor para auxiliar nas pesquisas sobre a saúde mental desta população.
Abstract: The path traveled between public health, rural endemics and indigenous populations was long and showed total political invisibility in the early decades of the republic, causing changes in indigenous health, ranging from the creation of the SPI - Indian Protection Service to the development of the DSEI - Special Indigenous Health District. In this context, there are alarming and growing health problems, such as suicide and harmful alcohol use. Therefore, the following question is proposed: What theoretical-technical instruments can a psychology professional use to meet demands related to the psychological phenomenon, considering such striking ethnic and cultural differences? In this study, Ryad Simon's Adaptation Theory (1989) is presented as a theoretical-technical framework for a modern and efficient psychology in mental health, capable of overcoming the boundaries of traditional clinical psychology, as it seeks to fill gaps in ways of understanding this phenomenon, as well as in the form of intervention in the health and disease processes. Based on this theory, the present study aimed to assess the adaptive effectiveness of an indigenous university student of the Akwē-Xerente ethnicity, following the procedure of application and analysis of the instrument EDAO - R (Operationalized Adaptive Diagnostic Scale, Redefined). The results indicated that the participant presented Effective Adaptation. It is concluded that this instrument was shown to be promising to assist in the research on the mental health of this population.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3532
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