Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3510
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dc.contributor.advisorCarvalho, Daniel Iglesias de-
dc.contributor.authorSilva, Horiano Gomes da-
dc.date.accessioned2022-01-20T00:12:21Z-
dc.date.available2022-01-20T00:12:21Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Horiano Gomes da. Simulação Computacional De Efeito Degradante Em Ponte De Concreto Protendido E Seus Impactos Sobre A Estrutura. 84 fl. Monografia (Graduação). Curso de Engenharia Civil. Universidade Federal do Tocantins. Palmas. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3510-
dc.description.abstractThe bridges are among the main Civil Engineering works of art, they are essential for the transport of freight on roads and railways, being responsible for connecting them at critical points, ensuring a trajectory of continuity. In nature there is a tendency to wear down every structure leading to the appearance of pathological manifestations or problems, which makes it necessary to use tools to predict these possible problems. Thus, this monograph aims to study the effects of a localized corrosion in a prestressed concrete stringer through numerical simulations using the ANSYS Workbench program that internally uses the finite element method. Two reinforcement approaches for simulation employed in the literature were used, the discrete and the embedded. 84 simulations were performed, divided into four groups each with twenty-one, as well as the calculations of the expected result. The groups that used a discrete approach have had a better result when the mesh quality is low, while the other approach have had more attractive results with a finer mesh. By observing the results of the simulations and comparing with the calculated ones, it was understood that they were demonstrating a non-elastic behavior of the concrete, as expected, the displacements seen were greater than those calculated. When seeing that the tension in the steel cables did not reach the yield limit and that the main tensions were, in some cases, above the concrete limit, such reasons lead to believe that the crushing of the concrete may have occurred and that the element used did not managed to demonstrate such behavior. Finally, it was concluded that the tool used can be used for the proposed objective and new works were suggested.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livre.pt_BR
dc.subjectSimulação estruturalpt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectPontept_BR
dc.subjectAnsyspt_BR
dc.titleSimulação Computacional De Efeito Degradante Em Ponte De Concreto Protendido E Seus Impactos Sobre A Estruturapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEntre as principais obras de Arte da Engenharia Civil temos as pontes e os viadutos que são essenciais para o transporte de cargas em estradas e ferrovias, sendo responsáveis por fazerem a ligação nos pontos críticos destas, garantindo uma trajetória de continuidade. Há uma tendência natural ao desgaste das estruturas que leva ao aparecimento de manifestações patológicas, com isso torna-se necessário a utilização de ferramentas para prever esses possíveis problemas. Assim esta monografia tem como objetivo estudar os efeitos de uma corrosão localizada em uma longarina de concreto protendido através de simulações numéricas utilizando o programa ANSYS Workbench que recorre internamente ao método dos elementos finitos. Duas abordagens de armadura para simulação, empregados na literatura, foram usados o discreto e o embutido. Foram realizadas 84 simulações, divididas em quatro grupos cada um com vinte e uma, assim como os cálculos do resultado esperado. Os grupos que utilizaram a abordagem discreta tiveram um resultado melhor quando a qualidade da malha era baixa, enquanto que com a outra abordagem, se tem resultados mais atraentes com uma malha mais refinada. Ao observar os resultados das simulações com o calculado chegou-se ao entendimento que estavam demostrando um comportamento não elástico do concreto, como era esperado, os deslocamentos vistos foram maiores do que aqueles calculados. Ao ver que a tensão nos cabos de aço não chegou ao limite de escoamento utilizado e que as tensões principais estavam, em alguns casos, acima do concreto, tal razões levam a acreditar que pode ter ocorrido o esmagamento do concreto e que o elemento utilizado não conseguiu demonstrar tal comportamento. Por fim chegou-se a conclusão que a ferramenta utilizada pode ser usada para o objetivo proposto e são sugeridos novos trabalhos.pt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.publisher.cursoEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.localPalmaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Civil

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