Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3438
Authors: Dallacqua , Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor: Garcia, Leandro Guimarães
Title: Revisão integrativa dos processos de manipulação de alimentos seguida pela elaboração de um curso em boas práticas na manipulação de alimentos em ambiente virtual de aprendizagem
Keywords: Manipuladores de alimentos; Curso de boas práticas; Design instrucional; Ambiente virtual de aprendizagem; Food handlers; Good practice course; Instructional design; Virtual learning environment
Issue Date: 7-May-2021
Citation: DALLAQUA, Aparecida. Revisão integrativa dos processos de manipulação de alimentos seguida pela elaboração de um curso em boas práticas na manipulação de alimentos em ambiente virtual de aprendizagem. 2021. 136f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O curso de boas práticas na manipulação de alimentos, além de ser uma exigência da legislação sanitária no Brasil, é uma ferramenta essencial e eficaz para a produção de alimento seguro, evitando assim as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), que são consideradas pela ONU o maior problema de saúde pública do mundo. Este trabalho consiste em realizar revisões da literatura e em seguida elaborar odesign e objetos de aprendizagem para criação de um curso de boas práticas na manipulação de alimentos em ambiente virtual de aprendizagem(AVA). O objetivo final é um curso para o treinamento e mudança de hábitos dos manipuladores a fim de minimizar os riscos de contaminação na produção de alimentos. Para contemplar todos os manipuladores de alimentos que necessitem participar desse tipo de treinamento foi realizadauma pesquisa bibliográfica onde foi traçado um perfil desses manipuladores, em diversas regiões do País. Com esses dados e com base nas teorias da aprendizagem Multimídia de Richard Mayer, nas teorias da aprendizagem significativa e contextualizada, bem como na cybergogia,foi desenhado um Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, em ambiente virtual de aprendizagem. O curso foi projetado para ser de livre acesso e composto por videoaulas, podcasts, Manual de Boas Práticas e cartilhas complementares. Para melhor atender às necessidades de todos, foram também considerados os estilos de aprendizagem usando o modelo de Felder Silverman. E para o desenho do curso em si o modelo 4C/ID de design instrucional foi utilizado como embasamento.
Abstract: The course on good practices in food handling, in addition to being a requirement of health legislation in Brazil, is an essential and effective tool for the production of safe food, thus avoiding Foodborne Diseases (DTA), which are considered by the UN the biggest public health problem in the world. This work consists of elaborating learning objects to create courses of good practices in food handling in a virtual learning environment. The final objective of the course is to train and change the habits of the handlers in order to minimize the risks in food production. To contemplate all food handlers who need to participate in this type of training, bibliographic research will be carried out to outline a profile of these handlers, in different regions of the country. With these data and based on Richard Mayer's Multimedia learning theories, meaningful and contextualized learning, as well as in cyberogy, a Course on Good Practices in Food Handling will be designed in a virtual learning environment (VLE). The course will be freely accessible and will consist of video lessons, podcast, Manual of Good Practices and complementary booklets. To better meet everyone's needs, learning styles will also be considered, such as the Felder-Silverman model. And for the design of the course itself, the 4C / ID instructional design model was used as a basis.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3438
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

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