Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3334
Authors: RODRIGUES, Eliane de Moura
metadata.dc.contributor.advisor: SILVA, Giane Maria da
Title: Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a chegada da criança de seis anos ao primeiro ano
Keywords: Ensino Fundamental de Nove Anos;Formação de Professores;Processo de adaptação da criança ao primeiro ano;Infância
Issue Date: 16-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: RODRIGUES, Eliane de Moura. Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a chegada da criança de seis anos ao primeiro ano. 2021. 39 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Refletir sobre o processo de transição das crianças da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental e sua adaptação nessa nova etapa é extremamente importante para repensarmos as práticas que vêm sendo adotadas pelas escolas e pelos professores do primeiro ano do Ensino Fundamental, para garantir um ensino de qualidade e um cuidado amais com a criança. Nesse sentido, o presente estudo objetiva compreender o trabalho realizado pela escola em relação à transição das crianças para essa nova etapa do ensino e saber como os professores se posicionam diante disso, tentando compreender quais mudanças são necessárias para receber as crianças no Ensino Fundamental, a partir da implementação da Lei 11.114/2005, que torna obrigatória a matrícula da criança de seis anos no Ensino Fundamental, promovendo um diálogo com autores como Oliveira (2000), Moyles (2006), Vygotsky (2007) e outros. Com relação aos procedimentos metodológicos, adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumento para a coleta de dados um questionário online, direcionado a quatro professores da rede municipal de ensino de Arraias - TO que trabalhavam com crianças de seis anos. Esta pesquisa identificou que nesse processo de transição é preciso promover mais discussões com os profissionais da escola e que a família tem um papel importante no acompanhamento da criança, devendo trabalhar de forma conjunta com professores, a fim de tornar esse processo mais tranquilo, para que a criança não se sinta sozinha nessa caminhada, mas sim motivada, transformando essa transição num momento positivo e que possa ser prazeroso e produtivo.
Abstract: Reflecting on the transition process of children from early childhood education to the first year of elementary school and its adaptation in this new stage is extremely important to rethink the practices that have been adopted by schools and teachers in the first year of elementary school, to ensure a quality education and extra care for the child. In this sense, the present study aims to understand the work carried out by the school in relation to thetransition of children to this new stage of teaching and to know how teachers positionthemselves in relation to this, trying to understand what changes are necessary to receive children in elementary school, the from the implementation of Law 11.114/2005, whichmakes the enrollment of the six-year-old child in Elementary Education compulsory, promoting a dialogue with authors such as Oliveira (2000), Moyles (2006), Vygotsky (2007) and others. Regarding the methodological procedures, we adopted a qualitative approach, using an online questionnaire as an instrument for data collection, aimed at four teachers fromthe municipal education network of Arraias-TO who worked with six-year-old children. This research identified that in this transition process it is necessary to promote more discussions with school professionals and that the family has an important role in monitoring the child,and must work together with teachers in order to make this process more peaceful, so that the child does not feel alone in this journey, but motivated, transforming this transition into a positive moment that can be pleasurable and productive.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3334
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Eliane de Moura Rodrigues.pdf1.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.