Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3331
Authors: FLORES, Eduardo Francisco da Cunha
metadata.dc.contributor.advisor: SOUSA, Hugo Junio Ferreira de
Title: O esporte como prática pedagógica na formação do aluno
Keywords: Práticas Pedagógicas;Esporte e Educação;Metodologia;Motivação e Interesse
Issue Date: 15-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: FLORES, Eduardo Francisco da Cunha. O esporte como prática pedagógica na formação do aluno. 2020. 24 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2020.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda a temática esporte como prática pedagógica na formação do aluno. Objetivou verificar autores que mencionam o esporte na educação e pesquisar trabalhos acadêmicos e científicos na base de dados do Repositório Institucional da Universidade Federal do Tocantins - RIUFT, referente ao esporte na formação do aluno. Assim sendo, a fundamentação teórica baseou-se em uma interlocução entre os autores como: Bracht (1992), Borsari e Facca (1975), Deslauriers (1991), Fonesca (2002), Gerhaedt (2009), Gil (2007), Marques (1996), Not (1993). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, de natureza básica, exploratória e foi realizada por meio de um estudo bibliográfico, a qual buscou explorar esse universo das práticas pedagógicas com foco no esporte e educação. Em resultados foi possível observar como as práticas esportivas pode influenciar no ambiente escolar de forma positiva na formação do aluno, sendo possível a aplicação dessas práticas em outras disciplinas que não seja apenas a educação física.
Abstract: The present work approaches the theme sport as pedagogical practice in student education. This study aimed to verify authors who mention sport in education and to research academic and scientific papers in the database of the Institutional Repository of the Federal University of Tocantins - RIUFT, referring to sport in student education. Thus, the theoretical foundation was based on an interlocution between the authors such as: Bracht (1992), Borsari and Facca (1975), Deslauriers (1991), Fonesca (2002), Gerhaedt (2009), Gil (2007), Marques (1996), Not (1993). The methodology used was qualitative, basic, exploratory research and was carried out through a bibliographic study, which sought to explore this universe of pedagogical practices focused on sport and education. In results, it was possible to observe how sports practices can positively influence the school environment in the student's education, and it is possible to apply these practices in disciplines other than physical education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3331
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Eduardo Francisco da Cunha Flores.pdf338.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.