Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3330
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Rosimeire Aparecida-
dc.contributor.authorSILVA, Edianeide Fernandes da-
dc.date.accessioned2021-11-16T12:54:40Z-
dc.date.available2021-11-16T12:54:40Z-
dc.date.issued2021-04-08-
dc.identifier.citationSILVA, Edianeide Fernandes da. O ensino de matemática nos anos iniciais a partir da prática do cotidiano. 2021. 31 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3330-
dc.description.abstractThis research aims to understand how numeracy and literacy are worked with a view to student learning in relation to everyday practices. For this, we used the methodology of action researchand the qualitative approach. The subjects of the research were the students of the 3rd grade ofthe earlygrades of the afternoon period of the Municipal Center of Basic Education-CEMEB Professora Lívia Lorene Bueno Maia, and we also counted on the support of the class teacher during the whole process. Some theorists that supported this research were: Nacarato (2013), Pimenta (1999), Tripp (2005) among others. The development of this research is related to the group of studies on literacy and numeracy (GELEN). The research was described in nine episodes where the actions that were performed from the planning to the realization of the marketplace that took place in the last class are explained. To develop the research based on the learning obtained by participating in GELEN, the intention was, with the help of the class teacher, to work with the students in math classes on situations that would encourage them to think and calculate. The fundamental part was the materials used during the research, we chose to work with labels and packaging and with the students participation the products that would be used in the activities suggested in the lesson plan were collected, from this it was possible to perform the proposed activities with the interaction of all and also with the help of the classteacher. As a result of the research it was possible to notice that the students liked and managedto learn the content that was taught.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectPensamento Numeramentopt_BR
dc.subjectPrática Educacionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Metodológicopt_BR
dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
dc.titleO ensino de matemática nos anos iniciais a partir da prática do cotidianopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo compreender como são trabalhados o numeramento e o letramento visando a aprendizagem dos alunos relacionando as práticas cotidianas. Para isso, tivemos como base a metodologia de pesquisa ação e a abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 3°ano das séries inicias do período vespertino do Centro Municipalde Educação Básica- CEMEB Professora Lívia Lorene Bueno Maia, contamos também com o apoio da professora da turma durante todo o processo. Alguns teóricos que fundamentaram a pesquisa foram: Nacarato (2013), Pimenta (1999), Tripp (2005) dentre outros. O desenvolvimento dessa pesquisa está relacionado ao grupo de estudos de letramento e numeramento (GELEN). A pesquisa realizada foi descrita em nove episódios onde são explicados as ações que foram realizadas desde o planejamento até a realização do mercadinho que aconteceu na última aula. Para desenvolver a pesquisa a partir das aprendizagens tidas participando do GELEN a intenção foi de trabalhar com os alunos nas aulas de matemática situações que os instigasse a pensar e fazer cálculos. Parte fundamental foram os matérias usados durante a pesquisa, optamos por trabalhar com os rótulos e embalagens e com a participação dos alunos foram coletados os produtos que seriam usados nas atividades sugeridas no plano de aula, a partir disso foi possível realizar as atividades propostas com a interação de todos e também com a ajuda da professora da turma. Como resultado da pesquisa foi possível perceber que os alunos gostaram e conseguiram aprender o conteúdo que foi ensinado.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Edianeide Fernandes da Silva.pdf820.86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.