Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3328
Authors: GALVÃO, Débora Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: ABREU, Márcia Cristina Barreto Fernandes de
Title: A atuação do professor e da escola no combate à prática do bullying escolar: uma revisão bibliográfica
Keywords: Combate ao bullying;Violência escolar;Formação de professores;Bullying
Issue Date: 3-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: GALVÃO, Débora Ferreira. A atuação do professor e da escola no combate a prática do bullying escolar: uma revisão bibliográfica. 2021. 35 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa tem como objetivo apresentar como professores e escolas podem atuar no combate a prática do bullying em ambientes escolares. A metodologia de pesquisa se caracteriza como uma revisão bibliográfica com o levantamento de dados científicos e a sistematização das informações são oriundas de legislações aplicáveis e produções científicas publicadas de 2016 até 2021 indexadas em variadas bases de dados e periódicos. O bullying é um fenômeno social diretamente interligado com questões sociais que tem seu reflexo no ambiente escolar. Para combater o bullying a escola deve promover ações informativas a respeito do que é, como se manifesta e como combater a prática do bullying no cotidiano escolar. O bullying está associado a efeitos negativos à saúde mental, social e física da vítima e do agressor. A partir da Lei Federal no 13.185/2015 foram instituídos importantes objetivos que mostram caminhos a serem seguidos a fim de combater o bullying. No âmbito escolar, o intuito é capacitar os docentes e as equipes pedagógicas para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema. Há três formas de se tratar o bullying dentro das escolas: a repressiva, a patológica e a do diálogo, que trata a violência como algo a ser mediado com conversas, como um conteúdo pedagógico. Os achados dessa pesquisa apontam que o diálogo é a maneira mais eficaz pois a escola e professores devem prevenir atitudes violentas, estimulando o desenvolvimento de hábitos e habilidades que propiciem saúde física e mental, promovendo a capacidade do indivíduo em lidar com problemas. Pode-se concluir que é necessário que as escolas e professores ofereçam uma educação que desenvolva nos alunos uma postura responsável, de respeito ao próximo e de paz e que, principalmente, considere e respeite a diversidades sociais e culturais que formam a sociedade brasileira e se reflete no ambiente escolar.
Abstract: This research aims to present how teachers and schools can act to combat the practice of bullying in school environments. The research methodology is characterized as a bibliographic review with the collection of scientific data and the systematization of information that come from applicable legislation and scientific productions published from 2016 to 2021 indexed in various databases and journals. Bullying is a social phenomenon directly linked to social issues that are reflected in the school environment. In order to combat bullying, the school must promote informative actions regarding what it is, how it manifests itself and how to combat the practice of bullying in daily school life. Bullying is associated with negative effects on the mental, social and physical health of the victim and the aggressor. As of Federal Law No. 13,185/2015, important objectives were established that show paths to be followed in order to combat bullying. In the school environment, the aim is to train teachers and pedagogical teams to implement actions for discussion, prevention, guidance and problem solving. There are three ways of dealing with bullying within schools: repressive, pathological and dialogue, which treats violence as something to be mediated with conversations, as a pedagogical content. The findings of this research show that dialogue is the most effective way because the school and teachers must prevent violent attitudes, encouraging the development of habits and skills that provide physical and mental health, promoting the individual's ability to deal with problems. It can be concluded that it is necessary that schools and teachers offer an education that develops in students a responsible attitude, of respect for others and of peace, and that, mainly, considers and respects the social and cultural diversities that make up Brazilian society and reflects on the school environment.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3328
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia - Débora Ferreira Galvão.pdf354.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.