Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3325
Authors: OLIVEIRA, Bianca Machado de
metadata.dc.contributor.advisor: VALADÃO, Erasmo Baltazar
Title: A leitura e a escrita como fundamento da prática pedagógica: a percepção de estudantes do curso de pedagogia da UFT/câmpus de Arraias-TO,
Keywords: Leitura;Escrita;Estudantes;Alfabetização
Issue Date: 20-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: OLIVEIRA, Bianca Machado de. A leitura e a escrita como fundamento da prática pedagógica: a percepção de estudantes do curso de pedagogia da UFT/câmpus de Arraias-TO. 2021. 37 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Em todos os níveis educacionais a leitura vem se tornado importante. Portanto, a leitura deve ser iniciada muito antes do período da alfabetização e continuar pelos diferentes graus de ensino, pois a mesma constitui-se numa forma de interação das pessoas de qualquer área do conhecimento, pois permite ao homem situar-se com os outros, possibilita a aquisição de diferentes pontos de vista e alargamento de experiências. Esse estudo tem como objetivo analisar a experiência de leitura e escrita dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Arraias, observando uma turma de pedagogia, investigando se esses estudantes têm o habito da leitura e escrita e analisar quais as dificuldades encontradas por eles com relação à leitura e escrita. Para esta pesquisa, realizou- se uma pesquisa bibliográfica para se ter um embasamento do tema proposto, através de livros, pesquisas em internet, artigos, entre outros. E também contou com uma pesquisa campo. O público-alvo participante desta experiência envolveu 23 estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia, na Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias, sendo o primeiro e o ultimo período. Diante disso, foi possível analisar, por meio deste estudo bibliográfico e de campo, que a dificuldade que os estudantes têm com a leitura e a escrita, muitas vezes por falta de interesse ou pelo cansaço do dia a dia, o que de uma forma ou outra acaba contribuindo muito como um fatores na qual haja a perda de interesse pela mesma.
Abstract: At all educational levels, reading has become important. Therefore, reading should start long before the literacy period and continue through the different degrees of education, as it constitutes a form of interaction for people from any area of knowledge, as it allows man to situate himself with others, enables the acquisition of different points of view and broadening of experiences. This study aims to analyze the reading and writing experience of students in the Pedagogy course at the Federal University of Tocantins (UFT), in Arraias, observing a pedagogy class, investigating whether these students have the habit of reading and writing and to analyze which the difficulties encountered by them in relation to reading and writing. For this research, a bibliographic research was carried out to have a basis for the proposed theme, through books, internet research, articles, among others. It also included field research. The target audience participating in this experiment involved 23 students from the Pedagogy degree course, at the Federal University of Tocantins, Campus Arraias, being the first and the last expert. through this bibliographic and field study, that the difficulty that students have with reading and writing, often due to lack of interest or due to day-to-day fatigue, which in one way or another ends up contributing a lot as a factors in the there is a loss of interest in it.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3325
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Bianca Machado de Oliveira.pdf375.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.