Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3319
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dc.contributor.advisorSILVA, Giane Maria da-
dc.contributor.authorFARIAS, Lidení Pereira-
dc.date.accessioned2021-11-12T18:23:36Z-
dc.date.available2021-11-12T18:23:36Z-
dc.date.issued2021-04-16-
dc.identifier.citationFARIAS, Leidiane Silva. Jogos e Brincadeiras: Práticas Pedagógicas de Professores na Educação Infantil. 2021. 45 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3319-
dc.description.abstractThis study addresses the games and practices and practices of teachers in Early Childhood Education, having as main focus to understand how are the practices of teachers who work in this stage of teaching, in schools in the city of Arraias-TO. More specifically, we try to apprehend the main benefits of games and play for the integral education of the child, as well as to identify the learning objectives listed by teachers in relation to games and play in their practice. We conducted a survey in the UFT library, Arraias campus, in search of TCC that discussed the themes games and play of the university's, between 2013 and 2018. As a theoretical framework, adopted the studies made by Kishimoto (2010), Brougère (1998) and some official documents, such as RCNEI (1998), DCNEI (2013), BNCC (2017), among others. This study used the qualitative approach, using as an instrument for data collection an online questionnaire produced from Google Forms. The research was carried out with five professionals from two different institutions: a public school and a teaching cooperative. This work enabled us to understand the teachers' view on games and play and, mainly, on the benefits they bring to the child's development. Through this study, it was possible to perceive that teachers believe and defend the importance of playing for the teaching and learning of the child and we could see, through the answers, that games and play are inserted in the work methodology, even with the lack of space and toys, as they claim that the child can still play with these limitations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectInteraçõespt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.titleJogos e Brincadeiras: Práticas Pedagógicas de Professores na Educação Infantilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste estudo aborda os jogos e brincadeiras e as práticas de professores na Educação Infantil, tendo como foco principal compreender como são as práticas dos professores que atuam nesta etapa de ensino, em escolas do município de Arraias-TO. Mais especificamente, tentamos apreender os principais benefícios dos jogos e das brincadeiras para a formação integral da criança, bem como identificar os objetivos de aprendizagem elencados pelos professores em relação aos jogos e às brincadeiras na sua prática. Fizemos um levantamento na biblioteca da UFT, campus de Arraias, em busca de TCC que discutiam sobre os temas jogos e brincadeiras defendidos da universidade entre os anos de 2013 a 2018. Como referencial teórico, adotamos os estudos feitos por Kishimoto (2010), Brougère (1998) e alguns documentos oficiais, como o RCNEI (1998), as DCNEI (2013), a BNCC (2017), dentre outros. Este estudo fez uso da abordagem qualitativa pesquisa de campo, utilizando como instrumento para a coleta de dados um questionário online produzido a partir do Google Formulários. A pesquisa foi feita com cinco profissionais de duas instituições distintas: uma escola pública e uma cooperativa de ensino. Esse trabalho nos possibilitou compreender a visão dos professores sobre os jogos e brincadeiras e, principalmente, sobre os benefícios que eles trazem para o desenvolvimento da criança. Através desse estudo, foi possível perceber que os professores acreditam e defendem a importância do brincar para o ensino e aprendizagem da criança e pudemos notar, através das respostas, que os jogos e a brincadeira estão inseridos na metodologia de trabalho, mesmo com a falta de espaço e de brinquedos, pois afirmam que a criança ainda consegue brincar com essas limitações.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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