Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3302
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSousa, Regina Lelis de-
dc.contributor.authorAlves, Aldeíres de Sousa-
dc.date.accessioned2021-11-10T12:07:09Z-
dc.date.available2021-11-10T12:07:09Z-
dc.date.issued2021-07-16-
dc.identifier.citationALVES, Aldeíres de Sousa. Discussão sobre conceitos de eletricidade para discentes da modalidade educação de jovens e adultos no Tocantins empregando UEPSS. 2021. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional Nacional em Ensino de Física) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Profissional Nacional em Ensino de Física, Araguaína, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3302-
dc.description.abstractThe teaching proposal presented in this dissertation it refers to construction and implementation of two Potentially Significant Education Units (IUPS), proposed by Marco Antônio Moreira and based on the theory of David Ausubel focusing on some objects of knowledge of Physics in the field of electricity and following the curricular structure in the modality EJA (Youth and Adult Education). The IUPSs were applied in a third grade EJA class (3rd segment, 3rd period) with 35 students in the state network of Araguaína-TO. The main objective of the work it was to contribute to the pedagogical practice of the teacher, through these IUPs, in order to supply the lack of didactic material in the EJA modality and propose to the students practical activities, in which they could participate in the construction of knowledge their previous experiences and spontaneously awaken the investigative spirit to understand the phenomena of physics. We hope that this material can contribute significantly to both teaching practice and in the mean ingful learning of students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectA proposta de ensino apresentada neste trabalho refere-se à construção e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), baseada nos estudos de Marco Antônio Moreira e na teoria de David Ausubel com enfoque em alguns objetos de conhecimentos de Física no campo da eletricidade e seguindo a estrutura curricular na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). A UEPS foi aplicada em uma turma de terceira série EJA (3° segmento, 3° período) com 35 alunos na rede estadual de Araguaína-TO. O principal objetivo do trabalho foi contribuir para a prática pedagógica do professor, com o intuito de suprir a falta de material didático na modalidade EJA e propor aos alunos atividades práticas, em que eles pudessem participar da construção do conhecimento através de suas experiências prévias e despertar, de forma espontânea, o espírito investigativo para compreender os fenômenos da Física. Esperamos que este material possa contribuir de forma significativa tanto na prática docente como na aprendizagem significativa dos alunos; Physics Teaching, Meaningful Learning, Potentially Significant Teaching Unitpt_BR
dc.titleDiscussão sobre conceitos de eletricidade para discentes da modalidade educação de jovens e adultos no Tocantins empregando UEPSSpt_BR
dc.description.resumoA proposta de ensino apresentada neste trabalho refere-se à construção e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), baseada nos estudos de Marco Antônio Moreira e na teoria de David Ausubel com enfoque em alguns objetos de conhecimentos de Física no campo da eletricidade e seguindo a estrutura curricular na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). A UEPS foi aplicada em uma turma de terceira série EJA (3° segmento, 3° período) com 35 alunos na rede estadual de Araguaína-TO. O principal objetivo do trabalho foi contribuir para a prática pedagógica do professor, com o intuito de suprir a falta de material didático na modalidade EJA e propor aos alunos atividades práticas, em que eles pudessem participar da construção do conhecimento através de suas experiências prévias e despertar, de forma espontânea, o espírito investigativo para compreender os fenômenos da Física. Esperamos que este material possa contribuir de forma significativa tanto na prática docente como na aprendizagem significativa dos alunos.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aldeíres de Sousa Alves - Dissertação.pdf8.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.