Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3292
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dc.contributor.advisorNunes, Suzana Gilioli da Costa-
dc.contributor.authorAzevedo, Ana Luísa dos Santos-
dc.date.accessioned2021-11-09T18:38:35Z-
dc.date.available2021-11-09T18:38:35Z-
dc.date.issued2021-07-21-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Ana Luísa dos Santos. Desempenho das equipes de saúde com e sem adesão ao Programa Mais Médicos com base na avaliação de desempenho do programa de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica na região norte do Brasil. 2021. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3292-
dc.description.abstractThe public health consolidates as a human right that must be guaranteed to the population regardless of political and / or economic factors. Among the main obstacles to the access and the quality of health in Brazil is the scarcity of health professionals, especially in geographically remote areas and in situations of socioeconomic vulnerability. Among the worst medical demography indexes in the country stand out the ones from the Northern region. With a wide geographical territory, low population density and local population in riverside areas, the North has the lowest ratio of physicians per thousand inhabitants in Brazil. In order to solve these problems, programs such as Programa Mais Médicos - More Doctors Program (PMM) and the Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - Program of Access and Quality Improvement in Primary Care (PMAQ-AB) were developed. However, only the quantitative increase of professionals and care units are not synonymous of quality and guarantee of access to health. That way, the present study aimed to evaluate the performance of the 1.831 Family Health Teams, with and without a professional from the PMM, in improving access and quality of primary care (PMAQ-AB) in the Northern region of Brazil, since data from the third cycle of the Program. For this purpose, 15 indicators available within the different phases of the 3rd cycle of the PMAQ-B were evaluated. The analysis of the indicators showed that, sometimes, only the presence of a family health team does not ensure the care of the population covered, even when the presence of PMM professionals is verified. However, there was a better performance by the PMM teams in terms of reception and health promotion. In the same way as greater differences in performance were noticed among professionals with CRM Brazil, Individual Exchange Students and Cooperative Members. In addition, the low levels of certifications point to possible failures in the PMAQ management, especially in relation to the integration of professionals in the actions of the Program that guarantee a good evaluation of the teamspt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectRegulamentação e normativas de saúde no Brasil com foco na Atenção Básicapt_BR
dc.titleDesempenho das equipes de saúde com e sem adesão ao Programa Mais Médicos com base na avaliação de desempenho do programa de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica na região norte do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA saúde pública consolida-se como um direito humano que deve ser garantindo à população independentemente de fatores políticos e/ou econômicos. Entre os principais entraves ao acesso e a qualidade da saúde no Brasil está a escassez de profissionais de saúde, principalmente em áreas geograficamente remotas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Entre os piores índices de demografia médica do país destacam-se os indicadores da Região Norte. Com amplo território geográfico, baixa densidade populacional e concentração de residentes em áreas ribeirinhas, o Norte apresenta a menor relação de médicos por mil habitantes do Brasil. Procurando solucionar estes problemas foram desenvolvidos programas como o Mais Médicos (PMM) e o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). No entanto, apenas o aumento quantitativo de profissionais e unidades de atendimento não é sinônimo de qualidade e garantia de acesso à saúde. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de 1.831 Equipes de Saúde da Família, com e sem profissional do Programa Mais Médicos, na melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica (PMAQ-AB) na Região Norte do Brasil, a partir de dados do terceiro ciclo do Programa. Para tal foram avaliados 15 indicadores disponíveis dentro das diversas fases do 3º ciclo do PMAQ-B. A análise dos indicadores demonstrou que, por vezes, apenas a presença de uma equipe de saúde da família não assegura o atendimento da população de abrangência, mesmo quando verificada a presença de profissionais do PMM. No entanto, observou-se um melhor desempenho das equipes de Mais Médicos nas questões de acolhimento e promoção da saúde. Da mesma forma como percebeu-se maiores diferenças no desempenho entre os profissionais com CRM Brasil, Intercambistas Individuais e Cooperados. Ademais, os baixos níveis de certificações apontam possíveis falhas na gestão do PMAQ, especialmente no que se refere a integração dos profissionais nas ações do Programa que garantem uma boa avaliação das equipes.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas - Gespolpt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas

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