Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3244
Authors: Rodrigues, Bruna Coqui
metadata.dc.contributor.advisor: Ribeiro, Eduardo Ferreira
Title: Análise da aplicação da metodologia Code Club em escolas públicas do Tocantins
Keywords: Programação;Ensino de programação;Programação para crianças;Code Club;Scratch
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: RODRIGUES, Bruna Coqui. Análise da aplicação da metodologia Code Club em escolas públicas do Tocantins. 76f. Monografia. Curso de Ciências da Computação. Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Há um projeto mundial chamado Code Club World, que ´e patrocinado por grandes em presas, como a Google e a ARM, que visa levar o início do ensino de programação para as crianças de 9 `a 13 anos do mundo inteiro. O projeto já conta com uma estrutura de aulas e exercícios que foi desenvolvido pelo próprio Code Club, que guia as crianças para aprenderem scratch, HTML e python. Os projetos introduzem gradualmente conceitos de programação, de uma maneira que permite que as crianças possam construir seu repertório de conhecimento de maneira incremental (FOUNDATION, 2017).O constante desenvolvimento tecnológico ´e algo inegável. A enorme importância e influencia que a tecnologia e seus dispositivos tem na vida das pessoas também. Com isso, não são mais somente as pessoas que querem seguir uma carreira computacional que precisam saber e entender sobre computadores: esse uso cotidiano tornou o conhecimento em programação de extrema importância para todos. Visando a necessidade de ensino de programação para as crianças, este trabalho tem como objetivo estudar a viabilidade da implementação de um Code Club nas escolas públicas da cidade de Palmas-TO. Para isso, t´técnicas de Interface Homem máquinas são testadas, como a avaliação preditiva e a avaliação por observação para a realização dessa análise. Os dados coletados durante a avaliação por observação são analisados para concluir qual o alcance desse projeto e quais as maiores dificuldades encontradas para a implantação do mesmo em um contexto local, considerando o nível dos alunos de Palmas antes e depois do projeto.
Abstract: There is a worldwide project called Code Club World, which is sponsored by huge com panies, as Google and ARM, and it aims to bring the programming learning to children from 9 to 13 years old of the whole world. The project already has an structure of classes and exercises that were developed by Code Club itself, which guides the children to learn scratch, HTML CSS and python. The projects gradually insert concepts of programming, in a way that allows children to build their repertoire of knowledge in an incremental way (FOUNDATION, 2017). The constant technological development is something undenia ble. The huge importance and the influence that the technology and its devices have in people’s lives too. Thereby, it’s not just the people who want to persue a computational career that need to know and understand about computers anymore: this daily use has become the knowledge in programming of extreme importance for all. Seeing the need of the learning of programming for children, the goal of this paper is to study the feasibility of implementation of a Code Club in the public schools of Palmas - TO. For that, Hu man Interface Machines techniques are tested, as predictive assessment and observation assessment for the achievement of this analysis. The data collected during the observation assessment are analyzed to conclude what is the scope of this project and which are the biggest.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3244
Appears in Collections:Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna Coqui Rodrigues- TCC.pdf6.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.