Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3239
Authors: COSTA JÚNIOR, Pedro Alves da
metadata.dc.contributor.advisor: Farias, Mayrhon José Abrantes
Title: A Saúde no ponto de vista das crianças: uma análise de produções culturais infantis em uma escola pública de Tocantinópolis – TO.
Keywords: Infância;Corpo Saúde;Saúde;Childhood;Body;Health
Issue Date: 23-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: COSTA JÚNIOR, Pedro Alves da. A Saúde no ponto de vista das crianças: uma análise de produções culturais infantis em uma escola pública de Tocantinópolis – TO. 2021. 36 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Educação Física, Campus de Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo, compreender os sentidos e significados acerca da saúde para crianças, de uma escola pública de ensino fundamental no município de Tocantinópolis – TO. Considerando que a Educação Física abrange várias áreas do conhecimento, dentre as quais, as das Ciências da Saúde e da Educação, reconhecer o ponto de vista dos sujeitos, em suas especificidades, se constitui como algo indispensável para intervenções, dentro e fora da escola, mais sensíveis à realidade. Em vista disso, foi realizada uma pesquisa de campo em duas turmas de 2 o ano do ensino fundamental, de nível exploratório, utilizando como principais técnicas, os desenhos temáticos produzidos por 40 (quarenta) crianças, entre 6 a 8 anos e entrevistas abertas voltadas para as tais produções. Além disso, foram entrevistadas a gestora da escola e as duas professoras responsáveis pelas turmas das crianças, como forma de identificação das abordagens relacionadas a saúde no currículo e na rotina escolar. A análise de dados foi realizada de forma qualitativa, a partir do cruzamento entre as informações obtidas em campo e a literatura especializada, voltada para a sociologia da infância. Podemos inferir, a partir das produções e dos excertos de falas apresentados, que as crianças articulam a ideia de saúde a partir de 4 (quatro) categorias, sendo elas: as “brincadeiras”, a “prática de atividade física”, os “hábitos alimentares” e de “higiene corporal”. Para além de tais classificações, as crianças indicaram que as suas compreensões de saúde transitam entre o real e a fantasia, em que muitas das interpretações são forjadas no cotidiano, abrangendo vivências no seio familiar, na escola, com as mídias e no meio ambiente.
Abstract: This paper aims to comprehend the sense and meanings on health for children in an elementar public school in Tocantinópolis – TO. Considering that Pshisycal Education involves many other knowledge fields, alongside Healthy and Education, it is relevant to recognize the subjects point of view and specificities in order to promote interventions, into and out of the school, more sensible to their realities. In this perspective, na exploratory research was conducted with two second elementary classes using graphic techniques produced by 40 (forty) chilren along 6 and 8 years old and open interview about the graphics. In adiction, the interviews were conducted with the principal and the teachers of the students to identify healthy approaches on the school routine. The paper contains a qualitative analisys from the obtained field information and literature about sociology of childhood. From the productions and excerpts of the speeches presented, that children articulate the idea of health from 4 (four) categories, namely: “games”, “physical activity practice”, “habits food” and “body hygiene”. In addition to these classifications, the children indicated that their health understandings move between reality and fantasy, in which many of the interpretations are forged in everyday life, encompassing experiences in the family, at school, with the media and in the environment.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3239
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Pedro Alves.pdf1.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.