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dc.contributor.advisorBrito, Lucas Xavier de-
dc.contributor.authorSousa, Ellom Moura de-
dc.date.accessioned2021-10-27T14:22:18Z-
dc.date.available2021-10-27T14:22:18Z-
dc.date.issued2021-10-27-
dc.identifier.citationSOUSA, Ellom Moura de. Existe um lugar para a Educação Física no novo Ensino Médio? 2021. 39 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3238-
dc.description.abstractThis work sought to develop the organization of Physical Education in the proposal of the new high school and, for this purpose, it was proposed to describe the trajectory of Integral Education in Brazil from the 20th century to the present day and how it was designed to systematize the new idea for the stage of basic education mentioned above. It was elaborated as a general objective: to understand how school Physical Education is organized in the new scenario of High School. The methodological path is based on qualitative research, literature review and document analysis. On the theoretical foundation, it is based on the authors: Cavalari (1999), Cavaliere (2002), Barbosa (2011), Altmayer (2012), Brito (2016), Ferreti and Silva (2017), Gariglio (2017), Souza and Ramos (2017), Araújo (2018), among others. We conclude with this study that Physical Education in this new organization of High School is increasingly losing its space in this stage of basic education, and its place is kept intrinsic to the curriculum, but only as practices and studies, guaranteed by law.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectEducação integral; Escola parque; Novo ensino médio; Educação Física.pt_BR
dc.titleExiste um lugar para a Educação Física no novo Ensino Médio?pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho buscou transcorrer sobre a organização da Educação Física na proposta do novo ensino médio e para tal se propôs a descrever a trajetória da Educação Integral no Brasil a partir do século XX até os dias atuais e como esta foi pensada para sistematizar a nova ideia para a etapa da educação básica mencionada anteriormente. Elaborou-se como objetivo geral: compreender como a Educação Física escolar está organizada no novo cenário do Ensino Médio. O percurso metodológico está ancorado na pesquisa qualitativa, revisão bibliográfica e análise documental. Sobre a fundamentação teórica, ela se baseia nos autores: Cavalari (1999), Cavaliere (2002), Barbosa (2011), Altmayer (2012), Brito (2016), Ferreti e Silva (2017), Gariglio (2017), Souza e Ramos (2017), Araújo (2018), entre outros. Concluímos com este estudo que, a Educação Física nessa nova organização do Ensino Médio vem perdendo cada vez mais o seu espaço nessa etapa da educação básica, e o seu lugar é guardado intrínseco ao currículo, mas somente como práticas e estudos, assegurada na lei.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqEducação integral; Escola parque; Novo ensino médio; Educação Física.pt_BR
dc.publisher.cursoEducação Físicapt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação Física

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