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Authors: Júnior, Paulo Sérgio Atávila
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Alexandre Tadeu Rossini da
Title: DILIC: aplicação para ensino de conceitos de lógica de programação para crianças de três a seis anos
Keywords: Programação para crianças;Desenvolvimento de jogos educacionais;Primo CubettoTM;Aplicação para Apple iPadTM.
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: JÚNIOR , Paulo Sérgio Atávila. DILIC: aplicação para ensino de conceitos de lógica de programação para crianças de três a seis anos. 57f. Monografia Graduação, Curso de Ciências da Computação, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Aprender programação não se trata apenas de ter o conhecimento de programar computadores, ou de saber várias linguagens de programação, ela também altera e amplia a percepção da pessoa em relação ao mundo. Programar estimula o desenvolvimento da criança uma vez que diversas habilidades são trabalhadas: comunicação, resolução de problemas, desenvolvimento da criatividade, etc. Contudo, o ensino de programação para crianças conta com ferramentas tecnológicas ainda muito caras e com pouca oferta, pois o nicho em que elas atuam ainda ´e novo. Por isso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma aplicação para Apple iPadTM com o intuito de estimular a aprendizagem de lógica de programação em crianças de três a seis anos. O kit Primo CubettoTM alicerçado sobre a metodologia Montessori, ´e uma ferramenta para auxiliar a criança em período de alfabetização a aprender conceitos de lógica de programação, porém ainda ´e um recurso caro para adoção em escolas de países em desenvolvimento, caso do Brasil. O Cubetto foi utilizado como referencia para o desenvolvimento da aplicação Dilic (Digital Literacy for Children), resultado deste trabalho. Todavia, para a efetividade desse tipo de aplicação, ´e necessário desenvolver interface a partir de pesquisas de interface homem-máquina voltadas para crianças na faixa etária objeto de estudo, que foi o principal problema enfrentado nesta pesquisa. Ao longo do trabalho foram levantadas na literatura, 27 diretrizes e 12 requisitos desejáveis ao sistema a serem contemplados em interfaces de aplicações direcionadas para crianças. O resultado da pesquisa foi o desenvolvimento de um aplicativo de baixo custo que pode contribuir na popularização do ensino de lógica de programação para crianças em escolas de todo o mundo.
Abstract: Learning programming is not just about having the knowledge of programming computers, or knowing several languages of programming, it also alters and broadens one’s percep tion of the world. Programming stimulates the development of children, because several skills are worked out, like: communication, problem solving, creativity development, etc. However, the teaching of programming for children has technological tools that still are very expensive and with little supply, because the niche in which they work is still new. Therefore, the goal of this paper was to develop an application for Apple iPadTM with the purpose to stimulate the learning of logic programming in children, aged three to six years old. The Primo CubettoTM kit, based on the Montessori methodology, is a tool to help children in the literacy period to learn concepts of logic programming, but it is still an expensive resource to adopt in schools in developing countries, like Brazil. The Cubetto was used as reference for the development of the Dilic application (Digital Literacy for Children), the result of this work. However, for the e↵ectiveness of this type of applica tion, it is necessary to develop an interface based on human-machine interface research, aimed at children in the age group studied, which was the main problem confronted in this research. Throughout the work, 27 guidelines and 12 desirable system requirements have been raised in the literature to be contemplated in application interfaces directed to children. The result of the research was the development of a low-cost application that can contribute to the popularization to the teaching of programming logic for children in schools around the world.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3195
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