Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3164
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMedeiros, Valéria da Silva-
dc.contributor.authorCavalcante, Télia Batista-
dc.date.accessioned2021-09-30T19:43:02Z-
dc.date.available2021-09-30T19:43:02Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Télia Batista. Contação de histórias e formação de leitores: leitura literária nas séries finais do ensino fundamental. 2019.137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Araguaína, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3164-
dc.description.abstractThe teaching of literature in the public network needs strategies that will captivate the readership to appreciate this art. This research, applied in a public school in Palmas - TO, aimed to understand and revise ways of working literary reading, used, to encourage reading in young people and children, the Storytelling. As a strategy we propose to stimulate the participation of the young people of the 9th year of Elementary School in cultural activities, forming them mediators / multipliers. The research focus on the field of the intervention. It was developed with a group of twelve students of the final series in five stages: recruitment; first readings and group interaction; formation of reading mediators - theory; planning / training and presentations. Understanding that reading is extremely important for the social context comprehension and that it is also important that the youth be protagonist in the struggle for a better future, there has been a desire to use this instrument as a way to disseminate the taste for literary art. From the results of this action research it was possible to visualize that a simple process whose students are transforming agents can contribute satisfactorily to cultural, intellectual development, improve interpersonal relations, orality and writing. In order to form this community of readers, we started by reading and studying wonderful tales as a genre focus and we used the logbook to collect the data both on the readings carried out on the course and the record of all the steps seen from each group's perspective. In light of storytelling, literary reading and literary literacy, we work with the notions postulated by Coelho (2006), Busatto (2007), Colomer (2007), Cosson (2018) and Candido (2012).pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectContadores de histórias; protagonismo juvenil; incentivo à leitura; mediadores de leitura e leitura literária; Storytellers; youth protagonism; encouragement of reading; mediators of reading and literary readingpt_BR
dc.titleContação de histórias e formação de leitores: leitura literária nas séries finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoMuito se discute atualmente acerca da necessidade de estratégias que cativem o público para a aquisição do hábito da leitura e formação de leitores críticos na rede pública de ensino no Brasil. Esta pesquisa, aplicada em uma escola pública de Palmas – TO, tem por objetivo buscar novas formas - e rever antigas - de trabalhar a leitura literária, utilizando a Contação de Histórias como estratégia para incentivar à leitura entre jovens e crianças, estimulando a participação dos jovens do 9º ano do Ensino Fundamental em atividades culturais, formando-os também como mediadores/multiplicadores. A pesquisa situou-se no campo interventivo, desenvolvida com um grupo de doze alunos das séries finais em cinco etapas: recrutamento; primeiras leituras e interação do grupo; formação de mediadores de leitura – a teoria; planejamento/treinamento e apresentações. Entendendo que a leitura é fundamental para a compreensão do contexto social e atuação no mesmo, acreditamos que é igualmente importante que a juventude seja protagonista na luta por um futuro menos desigual socialmente, assim surgiu a vontade de utilizar deste instrumento como um caminho para a disseminação do gosto pela leitura. Os resultados desta pesquisa-ação possibilitam visualizar que um processo simples, no qual os alunos entendam-se como agentes transformadores, pode contribuir satisfatoriamente para seu desenvolvimento cultural, intelectual, melhorar as relações interpessoais, a comunicação oral e escrita. Para formar essa comunidade de leitores, elegemos a leitura e o estudo de contos maravilhosos e utilizamos o diário de bordo para coletar os dados tanto sobre as leituras realizadas no percurso como para registrar todas as etapas vistas pela perspectiva de cada jovem do grupo. O projeto foi considerado como um dos três melhores da disciplina de Língua Portuguesa em um evento para professores das escolas públicas do município de Palmas. À luz da contação de histórias, da leitura literária e do letramento literário, trabalhamos com as noções postuladas por Coelho (2006), Busatto (2007), Colomer (2007), Cosson (2018) e Candido (2012).pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Télia Batista Cavalcante - Dissertação.pdf6.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.