Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3080
Authors: CUNHA, Julyanne Silva
metadata.dc.contributor.advisor: DEZIDÉRIO, Shirlei Nabarrete
Title: Divulgando a Física aplicada à Medicina para professores e estudantes do Ensino Médio
Keywords: Física Médica.;Ensino de Física.;Pesquisa.;Divulgação científica.
Issue Date: 14-Sep-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Cunha,Julyanne Silva. Divulgando a Física aplicada à Medicina para professores e estudantes do Ensino Médio. 125 f. Monografia (Graduação) - Física Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Embora a Física Médica tenha surgido há pouco mais de um século, hoje ela está presente em todas as áreas da medicina. No entanto, a comunidade que se beneficia dos diagnósticos e tratamentos não a conhece, tampouco reconhecem a importância da física do Ensino Médio. A proposta desse trabalho foi evidenciar os impactos da física na medicina a partir da divulgação de artigos científicos no Ensino Médio, e consequentemente reconhecer perfil dos futuros professores de Física, formados pela UFT, a respeito do ensino através da pesquisa relacionando isso a sua formação curricular. Para atender a esse objetivo foi elaborado um questionário, o qual foi aplicado à maioria dos alunos do quinto ao oitavo período do curso. Também foi realizada uma revisão de literatura de artigos científicos na área de Física Médica, dos quais foram escolhidos quatro para a elaboração de pôsteres para a divulgação no Ensino Médio. Os questionários evidenciaram que os alunos procuram participar eventos e programas científicos, reconhecem a importância dessas ações para a prática pedagógica, mas por não conhecerem as atribuições do professor de Física de acordo com as Diretrizes Curriculares, esse conhecimento não é levado para a sala de aula. Embora poucos tenham apontado que pretendem ser professores, a maioria reconhece a importância da divulgação da Física Médica nas escolas, os pôsteres desenvolvidos permitiriam que esse trabalho fosse realizado. Espera-se que em trabalhos futuros eles possam ser aplicados no Ensino Médio para avaliar a maneira como os alunos responderam a essa metodologia de ensino.
Abstract: Although the Medical Physics has emerged just over a century, nowadays it’s active in all areas of medicine. However, the community who benefits from diagnostics and treatments don’t know its existence and don’t understand the physics’ importance at school. The purpose was show the impacts of Physics in Medicine from dissemination of scientific papers to secondary school students and recognize profile of future physics teachers of the UFT, about teaching through research relating this to their training curriculum. To fulfill this goal, a questionnaire was prepared and applied to most students of the fifth to eighth period of the course. A literature review of scientific articles was also done in the area of Medical Physics, among them four were chosen to prepare posters for dissemination in secondary school. The questionnaires showed the students participate events and scientific programs, recognize the importance of these actions to the pedagogical practice, but because they don’t knowing the duties of physics teacher, this knowledge is not taken to the classroom. Although few have said they intend to be teachers, the most recognize the importance of disclosure of medical physics in schools, the posters developed would allow this work was done. Is expected to in future works they may be applied to secondary school to assess how students answered to this teaching methodology. Keywords: Medical Physics. Physics teaching. Research. Scientific divulgation.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3080
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULYANNE SILVA DA CUNHA - TCC - FÍSICA .pdf27.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.