Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3072
Authors: Prado, Amanda Araújo do
metadata.dc.contributor.advisor: Bracarense, Lilian dos S. F. P.
Title: Estudo comparativo de duas abordagens metodológicas na determinação de índice de caminhabildiade em uma via urbana na cidade de Palmas - TO
Keywords: Caminhabilidade;Pedestres;Calçada;Aspectos;Mobilidade
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: PRADO, Amanda Araújo do. Estudo comparativo de duas abordagens metodológicas na determinação de índice de caminhabildiade em uma via urbana na cidade de Palmas - TO. 82f. Monografia (Graduação)- Curso de Engenharia Civil. Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2021.
metadata.dc.description.resumo: A análise de caminhabilidade permite caracterizar as condições do meio destinado aos pedestres. Na literatura existem múltiplas categorias de análise compostas por variados indicadores, com o objetivo de mensurar e qualificar a caminhabilidade de vias urbanas. Questiona-se, portanto, se diferentes metodologias podem conduzir a resultados distintos ou semelhantes para um mesmo objeto de avaliação. No processo de escolha da metodologia para se mensurar a caminhabilidade, faz-se necessário conhecer a realidade do ambiente a ser estudado, sendo que o processo de definir as categorias e indicadores que vão compor essa análise é de suma importância para retratar a realidade do meio estudado. O objetivo geral da pesquisa é comparar resultados de aspectos de caminhabilidade na avenida Leste Oeste Quatorze, na região norte de Palmas-TO, totalizando 2000m de calçadas analisadas. Os aspectos identificados para a análise, estão relacionados aos conceitos de condições do calçamento e da mobilidade local do ambiente destinado aos pedestres. Para tanto foram analisadas as categorias: “calçada” pelo método ITDP Brasil (2018) versão do iCam 2.0 e “acessibilidade” pelo método desenvolvido por Carvalho (2018), ambas relacionadas às condições de calçamento; e “mobilidade” conforme ITDP Brasil (2018) e “conectividade” conforme Carvalho (2018), relativas às características de mobilidade local. Ambos os métodos apresentaram como resultado da avaliação a necessidade de melhorias do meio destinado aos pedestres, nos quatro trechos avaliados. Portanto conclui-se que as categorias adotadas do ITDP Brasil (2018) versão iCam 2.0 e as categorias adotados de Carvalho (2018) para avaliação dos aspectos de caminhabilidade conduziram a resultados globais semelhantes, promovendo a ampliação das técnicas para se mensurar a caminhabilidade, pois ambas possibilitam conhecer a realidade do meio destinado aos pedestres. Analisando os resultados obtidos foi possível identificar as melhorias que podem vir a ser empregadas em futuras ações no local, como restauração de pontos específicos do calçamento, inserção de estrutura cicloviária e piso tátil, pontos de abrigo e repouso e entre outros.
Abstract: The walkability analysis allows to characterize the conditions of the environment intended for pedestrians. In the literature, there are multiple categories of analysis composed of various indicators, in order to measure and qualify the walkability of urban roads. It is questioned, therefore, whether different methodologies can lead to different or similar results for the same object of evaluation. In the process of choosing the methodology to measure walkability, it is necessary to know the reality of the environment to be studied, and the process of defining the categories and indicators that will compose this analysis is of paramount importance to portray the reality of the environment. studied. The general objective of the research is to compare results of aspects of walkability in the East West Avenue - Fourteen, in the north region of Palmas-TO, totaling 2000m of analyzed sidewalks. The aspects identified for the analysis are related to the concepts of pavement conditions and the local mobility of the environment intended for pedestrians. For that, the categories were analyzed: “sidewalk” by the ITDP Brasil method (2018) version of iCam 2.0 and “accessibility” by the method developed by Carvalho (2018), both related to the pavement conditions; and “mobility” according to ITDP Brasil (2018) and “connectivity” according to Carvalho (2018), related to the characteristics of local mobility. Both methods showed, as a result of the evaluation, the need to improve the environment for pedestrians, in the four stretches evaluated. Therefore, it is concluded that the categories adopted by ITDP Brasil (2018) version iCam 2.0 and the categories adopted by Carvalho (2018) for assessing aspects of walkability led to similar global results, promoting the expansion of techniques to measure walkability, since both make it possible to know the reality of the environment intended for pedestrians. Analyzing the results obtained, it was possible to identify the improvements that may be used in future actions on the site, such as restoration of specific points of the pavement, insertion of bicycle structure and tactile floor, shelter and rest points, among others.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3072
Appears in Collections:Engenharia Civil

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