Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3067
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLano, Marciel Barcelos-
dc.contributor.authorSilva, Alan Henrique Patrício da-
dc.date.accessioned2021-09-10T17:31:57Z-
dc.date.available2021-09-10T17:31:57Z-
dc.date.issued2021-09-10-
dc.identifier.citationSILVA, Alan Henrique Patrício da. As narrativas de professores de Educação Física sobre a capoeira e as práticas pedagógicas no município de Miracema do Tocantins - TO. 2021. 58 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3067-
dc.description.abstractThe present work has analysed the Physical Educations' teachers' narratives about the teaching of Capoeira as part of Physical Education content, identifying the pedagogical practices of the teachers. Characterizing as a narrative research, in which we have used as a methodological instrument the "interview by schedule". Four teachers with Physicsal Education graduation, who worked in the municipal schools network of Miracema do Tocantins in 2019, have been interviewed. The interview had 5 guiding questions and the teachers have narrated their experiences from these questions, being comfortable to even talk about other issues that they remembered, such as the begining of their majors and their careers as Physical Efducation teachers. This way, the study has identified three kinds of narratives about the inicial majoring, two pedagogical practices adopted by teachers in inicial majoring, three interviewees' concepts about Capoeira. The pedagogical practice that the teachers have adopted was the students' previous knowledge. The four teachers have stated that they have worked with capoeira throughout their careers, and two of them have claimed that they do not have any difficulty teaching capoeira in their Physical Education classes, whereas, the other two teachers have claimed having difficulties related to the students' and their parents' prejudice. From the recorded narratives, we affirm that Capoeira, an Afro-Brazilian cultural practice as Physical Education content, is necessary beyond to the experience and appropriation of this body practice by the students,thus, being also a way of historical and cultural recognition of the Brazilian people.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectEducação Física; Professores; Capoeira; Narrativas de professores.pt_BR
dc.titleAs narrativas de professores de Educação Física sobre a capoeira e as práticas pedagógicas no município de Miracema do Tocantins - TOpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisou as narrativas dos professores de Educação Física sobre o ensino da capoeira como conteúdo da Educação Física, identificando as práticas pedagógicas dos docentes. Caracterizando como uma pesquisa narrativa, na qual, utilizamos como instrumento metodológico a entrevista por pauta. Foram entrevistados quatro professores com formação em Educação Física que atuavam na rede municipal de ensino de Miracema do Tocantins no ano 2019. A entrevista continha 5 perguntas orientadoras e os professores narravam suas experiências a partir destas questões, ficando à vontade para narrar, até mesmo, outros assuntos que eles rememoravam sobre a formação inicial e a carreira como professor de Educação Física. Desse modo, o estudo identificou três tipos de narrativas sobre a formação inicial, duas práticas pedagógicas adotados pelos professores da formação inicial, três concepções de capoeira dos entrevistados, a prática pedagógica que os professores adotaram foram os conhecimentos prévios dos estudantes. Os quatro professores afirmaram que trabalharam com a capoeira ao longo de suas carreiras, sendo que, dois afirmaram não terem dificuldades para ensinar a capoeira nas aulas de Educação Física, já os outros dois afirmaram que tiveram dificuldades relacionadas aos preconceitos dos estudantes e pais. A partir das narrativas registradas, evidenciamos que a capoeira uma prática cultural afro-brasileira como conteúdo da Educação Física é necessária para além da vivencia e apropriação desta prática corporal dos estudantes, sendo assim, uma maneira de reconhecimento histórico, cultural do povo brasileiro.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqEducação Física; Professores; Capoeira; Narrativas de professores.pt_BR
dc.publisher.cursoEducação Físicapt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alan Henrique Patrício da Silva - Monografia.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.