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Authors: Araújo, Bárbara Carvalho de
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Ruhena Kelber Abrão
Title: Práticas de lazer e ensino: um estudo com os professores da rede estadual do Tocantins
Keywords: Lazer; Professores da Educação Básica; Educação Física; Leisure; Basic Education Teachers; Physical Education
Issue Date: 25-Jun-2021
Citation: ARAÚJO, Bárbara Carvalho de. Práticas de lazer e ensino: um estudo com os professores da rede estadual do Tocantins. 2021. 105f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O lazer enquanto uma prática fundamental apresenta intrinsecamente tanto valor quanto qualquer outro aspecto da vida humana, sendo foco constante de vivências, pesquisas e intervenções. Historicamente, os profissionais da Educação sempre foram sobrecarregados com duplas ou triplas jornadas de trabalho, sendo que muitos acabam deixando de lado as práticas do lazer. Desse modo, este estudo tem como objetivo mapear as práticas de lazer dos Professores de Educação Física da Rede Estadual na cidade de Tocantinópolis, município situado no interior do Tocantins. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva, com abordagem qualitativa, por meio da pesquisa ação. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista estruturada utilizando como instrumento o questionário aplicado via webconferência, de acordo com as diretrizes de distanciamento social, os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva. A coleta destes ocorreu nos meses de setembro de outubro de 2020 com nove docentes que se enquadraram nos critérios de inclusão da pesquisa. A organização estrutural desta dissertação foi dividida em capítulos, a primeira parte corresponde ao projeto de pesquisa e na sequência produzimos três artigos, sendo o primeiro intitulado “Abordagens sobre o lazer na literatura: uma revisão na base de dados da Licere”. O segundo artigo sob o título “Práticas de lazer dos professores de educação física da rede estadual de ensino” e o terceiro e artigo “Construindo caminhos para práticas de lazer dos professores da rede pública de ensino”. Acreditamos por meio desta dissertação que profissional que realiza atividades de lazer consegue executar o exercício profissional de forma prazerosa e com excelência. Logo, em decorrência de uma exaustiva jornada de trabalho, professores, na maioria das vezes, deixam as atividades de lazer de lado, levando a um cansaço físico e emocional, podendo comprometer a qualidade de vida e o fazer docente. Á vista disso, o conhecimento de práticas de lazer é extremamente importante nos espaços escolares, dando atenção aos professores e demais profissionais da educação. Como produto da dissertação foi criado material educativo moldado por meio da reflexão das respostas coletadas e pelas sugestões de professores para corresponder ao direito de vivenciar o lazer revestindo-se de uma importância primordial por possibilitar benefícios significativos na vida destes profissionais.
Abstract: Leisure as a fundamental practice intrinsically presents as much value as any other aspect of human life, being a constant focus of experiences, research and interventions. Historically, education professionals have always been burdened with double or triple work shifts, and many end up leaving leisure practices aside. Thus, this study aims to map the leisure practices of Physical Education Teachers from the State Network in the city of Tocantinópolis, a municipality located in the interior of Tocantins. Therefore, an applied, descriptive research with a qualitative approach was carried out through action research. Data collection was carried out through a structured interview using the questionnaire applied via web conference as an instrument, in accordance with the guidelines of social distancing, data were analyzed using Discursive Textual Analysis. Data collection took place in September/October 2020 with nine professors who met the research inclusion criteria. The structural organization of this dissertation was divided into chapters, the first part corresponds to the research project and then we produced three articles, the first being entitled “Approaches to leisure in the literature: a review in Licere's database”. The second article under the title “Leisure practices of physical education teachers in the state school system” and the third article “Building paths for leisure practices of teachers in the public school system”. We believe through this dissertation that professionals who perform leisure activities can perform their professional practice in a pleasurable way and with excellence. Therefore, as a result of an exhausting workday, teachers, in most cases, leave leisure activities aside, leading to physical and emotional fatigue, which can compromise the quality of life and the teaching practice. In view of this, knowledge of leisure practices is extremely important in school spaces, giving attention to teachers and other education professionals. As a product of the dissertation, educational material was created shaped by reflection on the responses collected and the suggestions of teachers to correspond to the right to experience leisure, which is of paramount importance for enabling significant benefits in the lives of these professionals.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3057
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

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