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Authors: Luz, Cláudia Nolêto Maciel
metadata.dc.contributor.advisor: Capuzzo, Denise de Barros
Title: Docência universitária: aposentadoria e velhice
Keywords: Trabalho; Carreira; Profissão Docente; Aposentadoria; Job; Career; Teaching Profession; Retirement
Issue Date: 22-Oct-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: LUZ, Cláudia Nolêto Maciel. Docência universitária: aposentadoria e velhice. 2020. 83f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2020. Cláudia Nolêto Maciel Luz
metadata.dc.description.resumo: O Brasil encontra-se num processo avançado de envelhecimento populacional. Na atualidade, a expectativa de vida dos brasileiros se dá com os avanços tecnológicos que visam a beneficiar a saúde. O contingente de idosos brasileiros hoje representa cerca de 8% da população e esta expectativa de vida vem aumentando, tendo alcançado 72,86 anos para homens e 76,71 anos para as mulheres, estimando-se que alcançará a idade dos países desenvolvidos a partir de 2040. Na região do Nordeste brasileiro, por exemplo, a população de idosos, em relação à proporção, aumentou de 5,1% no ano de 1991 para 7,2% em 2010 (IBGE, 2010). A descoberta de novos medicamentos, a mudança de hábitos da população e a busca por um estilo de vida mais saudável, podem favorecer a melhoria da qualidade de vida e impulsionar à longevidade. Nesse contexto, questionou-se: como o envelhecimento dos docentes da Universidade Federal do Tocantins é tratado pela instituição, qual a visão dos professores com relação a essa fase da vida e se existe algum tipo de preparação para a aposentadoria. Embasado no pensamento de Silva (2003), Soares (2011), Rodrigues et. al (2005), Gouvêa (2016), Moragas (2010), Lüdke (1986) e Trentini (2018) foi estabelecido como objetivo geral compreender o cenário da aposentadoria por tempo de serviço dos professores da UFT do Campus de Palmas e, como objetivos específicos: discutir sobre a carreira docente e os aspectos do envelhecimento do professor que se aposenta por tempo de serviço; analisar as características desse processo da aposentadoria por tempo de serviço dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior e ações específicas da UFT do Campus Palmas; e apresentar um Programa de Preparação para a Aposentadoria por tempo de serviço dos docentes da UFT - Campus Palmas. A pesquisa foi desenvolvida na dimensão exploratória, tendo sido os dados analisados de forma qualitativa. A coleta de dados foi realizada pela pesquisadora, no período de janeiro a fevereiro de 2020 nas dependências da UFT – Campus Palmas. O instrumento de coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica, tendo como base os aportes teóricos e documentos legais já produzidos sobre a temática. A análise dos resultados consistiu em confrontar os dados coletados com aportes das referências bibliográficas especializadas na área do trabalho docente, envelhecimento e aposentadoria, enfatizando-se a importância do planejamento/preparação para a aposentadoria e a contribuição para os direitos de cidadania dos trabalhadores. Como produto final propõe-se a apresentação de elementos metodológicos que nortearão a elaboração de uma proposta metodológica a cerca da aposentadoria dos docentes da UFT e a implantação do Programa de Preparação Para Aposentadoria (PPA) dos Docentes da UFT. Espera-se que o produto resultante da presente pesquisa venha a contribuir com o aproveitamento pleno dessa fase da vida pelos docentes da comunidade em questão, minimizando os aspectos sociais negativos relativos à aposentadoria.
Abstract: Brazil is in an advanced process of population aging. Currently, the life expectancy of Brazilians occurs with technological advances that aim to benefit health. The contingent of elderly Brazilians today represents about 8% of the population and this life expectancy has been increasing, having reached 72.86 years for men and 76.71 years for women, it is estimated that it will reach the age of developed countries from 2040. In the Northeast region of Brazil, for example, the elderly population, in relation to the proportion, increased from 5.1% in 1991 to 7.2% in 2010 (IBGE, 2010). The discovery of new medications, changing habits of the population and the search for a healthier lifestyle, can favor the improvement of the quality of life and boost longevity. In this context, it was questioned: how the aging of professors at the Federal University of Tocantins is treated by the institution, what is the view of teachers in relation to this phase of life and if there is any type of preparation for retirement. Based on the thought of Silva (2003), Soares (2011), Rodrigues et. al (2005), Gil (2008), Moragas (2010), Lüdke (1986) and Trentini (2018) it was established as a general objective to understand the retirement scenario for length of service of UFT professors at Campus de Palmas and, as objectives specifics: discuss the teaching career and the aging aspects of the teacher who retires for length of service; to analyze the characteristics of this retirement process for length of service of teachers at Federal Institutions of Higher Education and specific actions of UFT at Campus Palmas; and to present a Retirement Preparation Program for length of service of professors at UFT - Campus Palmas. The research was developed in the exploratory dimension, and the data were analyzed qualitatively. Data collection was carried out by the researcher, from January to February 2020 at the UFT - Campus Palmas facilities. The instrument for data collection was bibliographic research, based on theoretical contributions and legal documents already produced on the subject. The analysis of the results consisted of comparing the data collected with contributions from specialized bibliographic references in the area of teaching work, aging and retirement, emphasizing the importance of planning / preparation for retirement and the contribution to workers' citizenship rights. As a final product, it is proposed to present methodological elements that will guide the elaboration of a methodological proposal about the retirement of UFT teachers and the implementation of the UFT Faculty Preparation Program (PPA). It is expected that the product resulting from this research will contribute to the full use of this stage of life by teachers in the community in question, minimizing the negative social aspects related to retirement.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3010
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