Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3001
Authors: Tavares, Alexandra Lima
metadata.dc.contributor.advisor: Kiouranis, Taiza Daniela Seron
Title: Corporeidade e Educação Física na Educação Infantil: a atuação das professoras do município de Miracema do Tocantins
Keywords: Corporeidade; Educação Física; Educação Infantil; Professores.
Issue Date: 17-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: TAVARES, Alexandra Lima. Corporeidade e Educação Infantil: a atuação das professoras do município de Miracema do Tocantins. 2019. 91 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2019.
metadata.dc.description.resumo: As discussões relacionadas à Corporeidade e a Educação Infantil na Educação Física, vem crescendo nos últimos anos, contribuindo dessa forma na construção de propostas pedagógicas que valorizem a corporeidade. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, neste sentido, os processos de ensino e aprendizagem na escola devem contribuir para o desenvolvimento dos alunos, levando-o a refletir sobre suas possibilidades corporais e, com autonomia, exercê-las de maneira social e culturalmente significativa e adequada. Sendo o movimento importante para o desenvolvimento humano, em todos os aspectos, biológico, psicológicos, sociais, políticos e pedagógicos, a presente pesquisa teve como proposta analisar como os professores que atuam na Educação Infantil no município de Miracema compreendem e atuam sobre o desenvolvimento da corporeidade nessa fase de ensino nas aulas de Educação Física. Nesta perspectiva, este estudo se desenvolveu em uma pesquisa de campo e utilizou a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Diante disso, os resultados demonstram que os professores reconhecem a importância de ser inserida a Educação Física na Educação Infantil, permitindo aos alunos o maior contato com as diversas práticas corporais no âmbito escolar. Sobre os aspectos relacionados à corporeidade, as professoras, apesar de conhecerem o termo, possuem pouco conhecimento sobre o assunto. Embora destaquem a importância do uso de atividades que valorizem a cultura corporal dos alunos, as ações são isoladas e tímidas, o que nos revela que, diante disso, requer uma preparação seja nos cursos superiores, ou nos cursos de formação continuada dos professores oferecidas pelos municípios.
Abstract: The discussions related to Corporeality and Early Childhood Education in Physical Education have been growing in recent years, thus contributing to the construction of pedagogical proposals that value corporeality. Early childhood education, the first stage of basic education, aims at the integral development of children. In this sense, the teaching and learning processes in the school should contribute to the development of students, leading them to reflect on their bodily possibilities and, with autonomy, exercise them in a socially and culturally meaningful and appropriate manner. Being the important movement for human development, in all aspects, biological, psychological, social, political and pedagogical, this research aimed to analyze how teachers who work in early childhood education in the municipality of Miracema understand and act on the development of education. corporeality in this phase of teaching in Physical Education classes. In this perspective, this study was developed in a field research and used the semi-structured interview as a data collection instrument. Given this, the results show that teachers recognize the importance of including Physical Education in early childhood education, allowing students greater contact with the various body practices in the school. Regarding aspects related to corporeality, the teachers, despite knowing the term, have little knowledge about the subject. Although they highlight the importance of using activities that value students' body culture, the actions are isolated and timid, which reveals that, in view of this, it requires preparation either in higher education courses or in the continuing education courses offered by teachers counties.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3001
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