Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2985
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Maria Emília da-
dc.contributor.authorTavares, Luciano Francisco-
dc.date.accessioned2021-08-10T00:01:09Z-
dc.date.available2021-08-10T00:01:09Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.citationTAVARES, Luciano Francisco. O uso de aplicativos disponíveis em smartphones para o ensino da matemática no ensino fundamental. 2020. 46 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2985-
dc.description.abstractThis paper addresses the importance of digital information and communication technology (TDIC), having as main focus the applications available for smartphones for teaching mathematics of elementary school. The choice of this theme arose from the need to explore a digital tool that is present in society in general, seeking to use it for teaching and learning. The research takes a qualitative approach whose objective is to investigate the importance of using digital technologies in the teaching of mathematics and to present activities with the use of applications available on smartphones in elementary school. It was based on the following theorists: Tigre (2006); Kenski (2003, 2007); Souza (2013); Pauly and Vivian (2012); Dellagnelo (2020) and among others. In view of the pandemic scenario, a questionnaire with seven questions was applied to four elementary and high school teachers from the public basic education network of the State of Tocantins, addressing the return of classes remotely and the difficulties faced in the use of digital technology from information and communication (TDIC). It was found that teachers had to learn quickly to use the tool of digital technologies and that not all students have good access to the internet and neither good devices to follow classes. As for the activities suggested with the use of applications available for smartphones, such as: master of mathematics, mathematical formulas and high school equation, in elementary school, it is expected to encourage and explore the smartphone for use in the classroom.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectAplicativospt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.titleO uso de aplicativos disponíveis em smartphones para o ensino da matemática no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a importância da tecnologia digital da informação e comunicação (TDIC), tendo como foco principal os aplicativos disponíveis para smartphones para o ensino de matemática do ensino fundamental. A escolha desse tema surgiu da necessidade de explorar uma ferramenta digital que está presente na sociedade em geral, buscando utilizá-la para o ensino- aprendizagem. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa cujo objetivo é investigar a importância do uso das tecnologias digitais no ensino da matemática e apresentar atividades com o uso de aplicativos disponíveis em smartphones no ensino fundamental. Baseou-se nos seguintes teóricos: Tigre (2006); Kenski (2003, 2007); Souza (2013); Pauly e Vivian (2012); Dellagnelo (2020) e dentre outros. Diante do cenário da pandemia, foi aplicado um questionário com sete perguntas para quatro professores do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino básico do Estado do Tocantins, abordando o retorno das aulas de forma remota e as dificuldades enfrentadas na utilização da tecnologia digital da informação e comunicação (TDIC). Verificou-se que os professores tiveram que aprender rapidamente a utilizar a ferramenta das tecnologias digitais e que nem todos os alunos têm um bom acesso à internet e nem bons dispositivos para acompanhar as aulas. Quanto às atividades sugeridas com o uso de aplicativos disponíveis para smartphones, tais como: mestre da matemática, fórmulas matemáticas e equação do segundo grau, no ensino fundamental, espera-se que incentive e explore o smartphone para o uso em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia - Luciano Francisco Tavares.pdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.