Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2973
Authors: Costa, Nelzir Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Melo, Márcio Araújo de
Title: Literatura e as relações étnico-raciais na escola: uma experiência de letramento literário em comunidades quilombolas
Keywords: Afrobrasilidade; Leitura Literária; Relações Étnico-raciais; Escola; Empoderamento; African Brazilianity; Literary Reading; Ethnical and Racial Relationships; School; Empowerment
Issue Date: 23-Sep-2020
Citation: COSTA, Nelzir Martins. Literatura e as relações étnico-raciais na escola: uma experiência de letramento literário em comunidades quilombolas.2020. 252f. Tese (Doutorado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2020.
metadata.dc.description.resumo: A sociedade brasileira é constituída por uma diversidade étnica, todavia não há uma democracia racial efetiva, prevalecendo desvantagens para a população negra em relação à branca, com manifestações cotidianas de preconceito e discriminação racial. O objetivo da presente pesquisa centrou-se em verificar como a leitura literária de obras com temáticas afro-brasileira podem contribuir com as discussões étnico-raciais e o empoderamento da cultura e identidade negra na escola a partir da leitura de livros selecionados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2013. Para isso, realizou-se uma pesquisa-ação colaborativa em duas escolas localizadas em comunidades quilombolas do Tocantins: Escola Municipal Rural Malhadinha, na Comunidade Quilombola Malhadinha (Brejinho de Nazaré) e Colégio Estadual Fulgêncio Nunes (Chapada da Natividade). O corpo da pesquisa foi composto por estudantes dos 8os e 9os anos do Ensino Fundamental regular (Fulgêncio Nunes) e 3º e 4º período do 2º Segmento da Educação de Jovens e Adultos (Malhadinha), que correspondem ao 8º e 9º anos e as professoras de Língua Portuguesa e de Cultura Quilombola. As intervenções pedagógicas foram norteadas pela teoria do Letramento Literário na escola, proposto por Cosson (2011) e foram significativas para incentivar o gosto pela leitura literária no ambiente escolar, proporcionando o encontro como os textos literários da literatura afro-brasileira. Os intervalos de leitura contribuíram para as discussões sobre as obras, abordando-as sobre os prismas da motivação para a leitura, interpretação, contextualização e expansão. Nessas etapas dos intervalos, além do prazer estético proporcionado pelo envolvimento com os textos, amadureciam as discussões sobre a identidade e a cultura negra e a importância da sua afirmação para o fortalecimento da população negra e comunidades tradicionais quilombolas. A experiência ratificou a tese de que no processo de escolarização da literatura, apenas o acesso aos livros na biblioteca não garante a efetividade na formação de leitores proficientes e que é possível efetivar uma prática pedagógica que alie a leitura literária à fruição e à reflexão sobre o ser e o estar no mundo favorecendo a formação de sujeitos críticos e empoderados
Abstract: Brazilian Society is composed of an ethnic diversity, however there is not an effective racial democracy, and this generates disadvantages for the African Brazilian population regarding the White Community, with daily occurrences of prejudice and racial discrimination. This research aimed to verify how the literary Reading of African Brazilian thematic books could contribute with the ethnical and racial discussions and the empowerment of black culture and identity in the school, mainly the works selected by the government Program titled Programa Nacional da Biblioteca da Escola (PNBE) of 2013. In order to do so, a collaborative research-action was carried out in two Quilombola schools in the state of Tocantins: Escola Municipal Rural Malhadinha, located in Comunidade Quilombola Malhadinha (Brejinho de Nazaré) and Colégio Estadual Fulgêncio Nunes (Chapada da Natividade). The object of the research was formed by students in the 8th and 9th year (Fulgêncio Nunes) and 3rd and 4th year (Malhadinha) of the Youth and Adults Education Program (corresponding to the 8th and 9 th years), and the Portuguese language and Quilombola Culture teachers. The pedagogical interventions were conducted by the literary literacy in the school, proposed by Cosson (2011) and were significant to raise the taste for literary reading in the school environment, offering the encounter with the literary texts of African Brazilian literature. The reading intervals contributed to the discussions about the works, approaching them towards motivation for reading, interpretation, expansion and contextualization. During those intervals, besides the aesthetical pleasure provided by the students’ involvement, a deeper discussion about identity and black culture raised, as well as its importance and statement for the strengthening of the black community and the traditional Quilombola ones. Such experience proved the statement that it is in the process of literary literacy, only access to books does not guarantee effectiveness in forming proficient readers and it is necessary to perpetuate a pedagogical practice which might link literary Reading to pleasure and to the refection about being in the world, favouring the creation of critical, empowered individuals.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2973
Appears in Collections:Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nelzir Martins Costa - Dissertação.pdf4.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.