Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/2963
Authors: | Moura, Enide Queiroz de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Ivo Pereira da |
Title: | Saberes e conhecimentos necessários à formação inicial do professor de matemática |
Keywords: | Saberes docentes;Conhecimento profissional;Formação Inicial do Professor de matemática |
Issue Date: | 27-Nov-2020 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | MOURA, Enide Queiroz de. Saberes e conhecimentos necessários à formação inicial do professor de matemática. 2020. 69 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2020. |
metadata.dc.description.resumo: | O contexto dessa pesquisa é a formação inicial do professor de Matemática. É uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico, onde analisamos os saberes docentes e conhecimentos necessários à formação inicial do professor de Matemática, segundo a concepção dos pesquisadores Tardif, Gauthier, Shulman, Ball e Carrillo. O interesse por pesquisar essa temática se deu durante as aulas da disciplina “Seminários em Educação Matemática”, eletiva do curso de Licenciatura em Matemática da UFT - Câmpus de Arraias. A questão central da nossa pesquisa é: Quais são os conhecimentos e saberes necessários à formação inicial do professor de Matemática? Para responder esta pergunta de pesquisa, definimos o nosso objetivo geral: compreender sobre os conhecimentos e saberes necessários à formação inicial do professor de Matemática. Para alcançar o objetivo geral, detalhamos os objetivos específicos: (1) entender sobre os conhecimentos e saberes necessários ao exercício da docência em matemática; (2) perceber as caraterísticas dos conhecimentos e saberes necessários à formação inicial do professor de matemática, segundo Tardif, Gauthier, Shulman, Ball, Carrillo e de documentos governamentais sobre a formação de professores; (3) analisar e refletir sobre os tipos de conhecimentos e saberes que os professores precisam adquirir durante a sua formação inicial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. As análises foram realizadas com base nas discussões teóricas sobre os tipos de conhecimentos e saberes tratados pelos autores supracitados. Analisamos as relações entre os saberes docentes apresentados por Tardif e Gauthier e as relações entre os tipos de conhecimentos profissionais propostos por Shulman, Carrillo e Ball. Os resultados apontam para uma necessidade e possibilidade de proposta no curso de Licenciatura em Matemática com base no reservatório de saberes, dos quais destacamos: saberes pedagógicos educacionais, saberes disciplinares, saberes curriculares, saberes experienciais, saberes da cultura profissional. No âmbito do conhecimento que o professor precisa adquirir durante esta formação, identificamos: conhecimentos das ciências da educação, conhecimento da ciência educação matemática, conhecimento da ciência matemática, conhecimento do currículo. Com esta pesquisa, esperamos uma análise reflexiva sobre os saberes docentes necessários a essa profissão. Percebemos que os saberes não podem ser elaborados sem a prática docente e a prática não pode ser desenvolvida sem os saberes. |
Abstract: | The context of this research is the initial formation of the mathematics teacher. It is a qualitative research of the bibliographic type, where we analyze the teaching knowledge and knowledge necessary for the initial formation of the teacher of Mathematics, according to the conception of the researchers Tardif, Gauthier, Shulman, Ball and Carrillo. The interest in researching this theme took place during the classes of the subject “Seminars in Mathematics Education”, elective of the Mathematics Degree course at UFT - Câmpus de Arraias. The central question of our research is: What are the necessary knowledge and knowledge for the initial formation of the mathematics teacher? To answer this research question, we defined our general objective: to understand the knowledge and knowledge necessary for the initial formation of the mathematics teacher. To achieve the general objective, we detail the specific objectives: (1) understand about the knowledge and knowledge necessary to exercise teaching in mathematics; (2) understand the characteristics of the knowledge and knowledge necessary for the initial training of the mathematics teacher, according to Tardif, Gauthier, Shulman, Ball, Carrillo and government documents on teacher training; (3) analyze and reflect on the types of knowledge and knowledge that teachers need to acquire during their initial training. This is a qualitative research of the bibliographic type. The analyzes were carried out based on theoretical discussions about the types of knowledge and knowledge dealt with by the aforementioned authors. We analyzed the relationship between the teaching knowledge presented by Tardif and Gauthier and the relationship between the types of professional knowledge proposed by Shulman, Carrillo and Ball. The results point to a need and possibility of a proposal in the Mathematics Degree course based on the reservoir of knowledge, of which we highlight: educational pedagogical knowledge, disciplinary knowledge, curricular knowledge, experiential knowledge, knowledge of professional culture. In the scope of the knowledge that the teacher needs to acquire during this training, we identified: knowledge of the educational sciences, knowledge of the mathematical education science, knowledge of the mathematical science, knowledge of the curriculum. With this research, we expect a reflective analysis of the teaching knowledge necessary for this profession. We realize that knowledge cannot be developed without teaching practice and practice cannot be developed without knowledge. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/2963 |
Appears in Collections: | Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Monografia - Enide Queiroz de Moura.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.