Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2956
Authors: Ribeiro, Arly Leite
metadata.dc.contributor.advisor: Fernandes, Alcione Marques
Title: Autismo e o ensino de potenciação e radiciação: um estudo a partir da resolução de problemas
Keywords: Autismo; Ensino de Matemática e Matemática Inclusiva; Resolução de Problemas; Potenciação e Radiciação; Autism; Teaching of Mathematics and Inclusive Mathematics; Problem solving; Potentiation and Radiciation
Issue Date: 1-Mar-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat
Citation: RIBEIRO, Arly Leite. Autismo e o ensino de potenciação e radiciação: um estudo a partir da resolução de problemas.2021.92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação apresenta uma proposta didática de ensino de Conceitos de Potenciação e Radiciação de Números Naturais aplicados em sala regular de ensino a partir do sexto ano do Ensino Fundamental, de forma que possa atender as particularidades das alunas e dos alunos autistas, utilizando a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação, através da Resolução de Problemas, seguindo as etapas do roteiro de ensino proposta por Allevato e Onuchic (2014), contemplando assim, o princípio fundamental de uma Educação para Todos. Esta pesquisa, no que se refere a sua natureza é totalmente teórica, e teve como objetivo propor a Metodologia de Resolução de Problemas, desenvolvida por Allevato e Onuchic (2014), no ensino de Potenciação e Radiciação, em sala regular de ensino. Esta pesquisa apresenta uma abordagem de caráter qualitativo, na modalidade de pesquisa pedagógica, desenvolvida por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico. As considerações aqui apresentadas não são únicas e nem definitivas, como é característico em pesquisa qualitativa. No âmbito educacional, este trabalho tem a finalidade de favorecer a reflexão e o aprimoramento profissional das professoras e dos professores em relação ao Ensino da Matemática Inclusiva, e mostra-se como uma possibilidade para o ensino de Potenciação e Radiciação, a fim de contribuir para a construção do conhecimento e da autonomia das alunas e dos alunos autistas.
Abstract: This dissertation presents a didactic proposal for teaching Concepts of Potentiation and Radication of Natural Numbers applied in a regular teaching room from the sixth year of Elementary School, so that it can meet the particularities of students and autistic students, using the Methodology of Teaching-Learning-Evaluation, through Problem Solving, following the steps of the teaching script proposed by Allevato and Onuchic (2014), thus contemplating the fundamental principle of Education for All. This research, with regard to its nature is totally theoretical, and aimed to propose the Problem Resolution Methodology, developed by Allevato and Onuchic (2014), in the teaching of Potentiation and Radiciation, in a regular teaching room. This research presents a qualitative approach, in the pedagogical research modality, developed through a bibliographic research. The considerations presented here are neither unique nor definitive, as is characteristic of qualitative research. In the educational field, this work aims to encourage reflection and professional improvement of teachers in relation to Inclusive Mathematics Teaching, and shows itself as a possibility for the teaching of Potentiation and Radiciation, in order to contribute to the construction of the knowledge and autonomy of students and autistic students.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2956
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arly Leite Ribeiro - Dissertação.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.