Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2941
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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Francisco Edviges-
dc.contributor.authorFalcão, Maria José Costa-
dc.date.accessioned2021-07-19T23:18:21Z-
dc.date.available2021-07-19T23:18:21Z-
dc.date.issued2020-04-24-
dc.identifier.citationFALCÃO, Maria José Costa. Uma análise de aspectos da consciência fonológica das produções textuais de alunos do 7º ano de uma escola pública da cidade de Imperatriz/MA. 2020.182f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Araguaína, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2941-
dc.description.abstractThis research analyzes aspects of phonological awareness of textual productions of seventh graders from elementary school in a public school in the city of Imperatriz/MA. The interest in the theme arose due to concern with the numerous cases of spelling "errors" present in the textual productions of the students, which do not allow making the texts very appropriate to social circulation. The objective of the work is to analyze the phonological awareness of students in order to understand what leads them to distance themselves from conventional writing of the Portuguese language and, if possible, to contribute with teachers by working with the orthographic difficulties of students, explained here in the light of some phonological theories among them the segmental through the autosegmental and Syllabic theories, considering the main phonological processes represented in the writing of students, from four from four Categories such as: erasure, accrual, transposition and replacement. The studies by BORTONI-RICARDO (2006); HORA (2003); OLIVEIRA E NASCIMENTO (1990); ROBERTO (2016); ZORZI (1998) among others. We explain the concept of phonological awareness that constitutes the ability to reflect on spoken language and the understanding of the relationship between oral and written, which includes the distinction between phonemes and letters and emphasize its relevance in the process of language learning. Through a quanti qualitative and interventional action research, we present a didactic sequence organized into four modules in which we propose reading activities, writing and rewriting of texts. We classify spelling errors and point out possible motivations for these difficulties The result of this investigation process, points to the need to make a reflection on the teaching of Portuguese language, so that it is not restrict only orthographic issues, but that it is focused on valuing the different uses of the language.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectConsciência fonológica; Ortografia; Produção textual; Phonological awareness; Spelling; Textual productionpt_BR
dc.titleUma análise de aspectos da consciência fonológica das produções textuais de alunos do 7º ano de uma escola pública da cidade de Imperatriz/MApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa faz uma análise de aspectos da consciência fonológica das produções textuais de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Imperatriz MA. O interesse pelo tema surgiu devido à preocupação com os inúmeros casos de “erros” ortográficos presentes nas produções textuais dos discentes, que não permitem tornar os textos adequados à circulação social. O objetivo do trabalho foi analisar a consciência fonológica dos alunos com o intuito de compreender o que os leva a distanciarem-se da escrita convencional da Língua Portuguesa e, se possível, contribuir com os professores ao trabalharem com as dificuldades ortográficas dos discentes, explicitadas aqui à luz de algumas teorias fonológicas, considerando os principais processos fonológicos representados na escrita dos alunos, a partir de quatro categorias distintas tais como: apagamento, acréscimo, transposição e substituição. Utilizou-se como embasamento teórico os estudos de BORTONI-RICARDO (2006); HORA (2003); OLIVEIRA E NASCIMENTO (1990); ROBERTO (2016); ZORZI (1998) dentre outros. Explicitamos o conceito de consciência fonológica que constitui a capacidade de reflexão sobre a língua falada e a compreensão da relação entre o oral e o escrito o que inclui a distinção entre fonemas e letras e enfatizamos a sua relevância no processo de ensino e da aprendizagem da língua. Por meio de uma pesquisa-ação quanti-qualitativa e interventiva apresentamos uma sequência didática organizada em quatro módulos nos quais propomos atividades de leitura, escrita e reescrita de textos. Fazemos a classificação dos erros ortográficos e apontamos possíveis motivações para essas dificuldades O resultado desse processo de investigação evidenciou, dentre outras questões, problemas oriundos de uma alfabetização insuficiente e aponta para a necessidade de se efetivar a prática metodológica sobre o ensino de Língua Portuguesa, de modo que este não se restrinja apenas às questões ortográficas, mas que seja voltado para a valorização dos diferentes usos da língua.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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