Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2924
Authors: Silva, Luiz Carlos Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor: Clemente, Marcos Edilson de Araújo
Title: A educação patrimonial como estratégia de ensino de História no Centro de Ensino Arlindo Ferreira de Lucena, em Barra do Corda - Maranhão
Keywords: Ensino de História; Educação Patrimonial; História Local e Regional; Saberes e Práticas no Espaço Escolar; History teaching; Patrimonial Education; Local and Regional History; Knowledge and Practices in the School Space
Issue Date: 1-Jun-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória
Citation: SILVA, Luiz Carlos Rodrigues da. A educação patrimonial como estratégia de ensino de História no Centro de Ensino Arlindo Ferreira de Lucena, em Barra do Corda - Maranhão. 2021.231f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa trata dos usos da Educação Patrimonial como estratégia didático-metodológica de Ensino de História Local. Para viabilizar, utilizaremos para estudar esta estratégia a exploração do patrimônio cultural do espaço de vivência, o Mercado Público José Vieira Nepomuceno de Barra do Corda/Maranhão, com os estudantes da turma do segundo ano A do Ensino Médio do Centro de Ensino Arlindo Ferreira de Lucena da cidade de Barra do Corda/MA. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é analisar as contribuições que a Educação Patrimonial como estratégia de ensino pode oferecer ao processo de aprendizagem histórica dos estudantes; bem como refletir acerca da importância do conhecimento histórico escolar para o desenvolvimento da cidadania e do pensamento crítico estudantil. A metodologia desta pesquisa, que se insere na âmbito qualitativo, está embasada nos princípios da Pesquisa-ação, em conformidade com a perspectiva de Michel Thiollent (2007). Desse modo, buscamos fundamentar os estudantes na utilização de algumas técnicas e métodos da Educação Patrimonial para a construção do conhecimento histórico escolar (SCHMIDT; GARCIA, 2003) acerca da memória e identidade local. Para dialogar com os sujeitos vivos e as fontes imateriais foram utilizadas as fontes orais, produzidas por meio da realização de entrevistas e posterior análise. Ao mobilizar os conceitos de Patrimônio Cultural Histórico, Educação Patrimonial, Ensino de História Local, Memória, Identidade e Aprendizagem Histórica, a partir das discussões teóricas dos autores do campo do Ensino de História: Schmidt (2003), Garcia (2003), Bittencourt (2017), Cerri (2001), Rüsen (2011, entre outros), objetivamos compreender os problemas práticos e os fenômenos históricos surgidos da realidade investigada junto aos estudantes do segundo A – Ensino Médio – do Centro de Ensino Arlindo Ferreira de Lucena, no que diz respeito à natureza desta pesquisa, que é criar condições para que os estudantes percebam sua própria historicidade e a importância dos locais de memória, do conhecimento e valorização do patrimônio histórico cultural da cidade. Por meio da observação crítica dos dados e do uso desses aportes teóricos e metodológicos, os resultados identificados dão-nos segurança para concluir que a Metodologia da Educação Patrimonial, como estratégia didático-metodológica de Ensino de História Local, possibilita o desenvolvimento da aprendizagem histórica dos estudantes, a exemplo dos ambientes de convivência social da comunidade e com as manifestações culturais. Como produto didático pedagógico dessa dissertação produzimos uma cartilha paradidática disponibilizada na forma digital e impressa na qual sugerimos um percurso metodológico, ancorado na História Local e Regional a partir da Metodologia da Educação Patrimonial.
Abstract: This research is about incorporating Heritage Education in the History teaching as a didactic methodological strategy of Teaching Local History to enable the historical learning, using to study this strategy the exploration of the cultural heritage of the living space, the Public Market José Vieira Nepomuceno de Barra do Corda/Maranhão, with students from the second-year class of high school at the Centro de Ensino Arlindo Ferreira de Lucena in the city of Barra do Corda/MA. In this sense, the objective is to analyze the contributions that heritage education as a teaching strategy can offer the historical learning process of students; as well as reflecting on the importance of historical school knowledge for the development of citizenship and critical student thinking. The methodology of this research, which is included in the qualitative level, is based on the principles of action research in accordance with the prospect of Thiollent Michel (2007). Thus, we seek to support students in the use of certain techniques and methods of heritage education for the construction of school historical knowledge (SCHMIDT; GARCIA, 2003) about memory and local identity. Dialogue with the living subject and intangible sources were made via oral sources, produced by interviews and subsequent analysis. By mobilizing the concepts of Historical Cultural Heritage, Heritage Education, Teaching Local History, Memory, Identity and Historical Learning, based on the theoretical discussions of authors in the field of History Teaching: Schmidt (2003), Garcia (2003), Bittencourt ( 2017), Cerri (2001), Rüsen (2011, among others), we aim to understand the practical problems and historical phenomena arising from the reality investigated with the students of the second A High School class of the Arlindo Ferreira de Lucena Teaching Center, in what it concerns the nature of this research, which is to create conditions for students to realize their own historicity and the importance of places of memory, knowledge and appreciation of the city's cultural heritage. Through critical observation of the data and the use of these theoretical and methodological contributions, the results identified give us confidence to conclude that the Heritage Education Methodology, as a didactic methodological strategy for Teaching Local History, enables the development of the historical learning of the students, like the community of social connivance environments and cultural events. As a didactic-pedagogical product of this dissertation, we produced a paradidical booklet available in digital and printed form in which we suggest a methodological path, anchored in Local and Regional History from the Heritage Education Methodology.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2924
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