Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2829
Authors: Silva , Lucas Ribeiro da
metadata.dc.contributor.advisor: Lira, Elizeu Ribeiro
Title: Comércio e serviços em cidades médias: a centralidade urbana de Imperatriz (MA)
Keywords: Comércio e serviços; Centralidade urbana; Cidades médias; Imperatriz (MA); Comercio y servicios; Centralidad urbana; Ciudades medias
Issue Date: 25-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG
Citation: SILVA, Lucas Ribeiro da. Comércio e serviços em cidades médias: a centralidade urbana de Imperatriz (MA). 2021. 108f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Sendo a atividade comercial e a prestação de serviços, importantes propulsores para o desenvolvimento e crescimento econômico das cidades brasileiras, com capacidade, inclusive, de alterar padrões de consumo, esta dissertação tem como objetivo central, entender a influência deste setor para o exercício da centralidade urbana e econômica de Imperatriz, cidade média maranhense que desde a década de 1980, vem se destacando como um relevante centro terciário, seja em uma análise intraurbana ou urbano-regional. Para tanto, foram escolhidos enquanto recortes de pesquisa, o centro tradicional de comércio, popularmente chamado de Calçadão e os dois shoppings centers presentes em Imperatriz. No que diz respeito a metodologia, primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico, tendo como cerne de preocupação autores que versam sobre a influência do setor terciário para a ocorrência do fenômeno urbano da centralidade. Além disso, foi efetuado observação simples, registro fotográfico, realização de entrevistas junto aos representantes da Associação dos Lojistas do Calçadão – ALC e dos shoppings Tocantins e Imperial, somados a aplicação de questionários aos consumidores destes espaços. A partir do uso desses procedimentos metodológicos, foi possível entender a lógica da centralidade urbana desempenhada por Imperatriz, que pode ser entendida pela oferta de serviços públicos e privados de educação superior e saúde, ou pela relevância econômica das áreas escolhidas para análise (Calçadão e Shopping Centers), confirmando a importância desta cidade no cenário urbano-regional.
Abstract: Siendo la actividad comercial y la prestación de servicios, importantes propulsores para el desarrollo y crecimiento económico de las ciudades brasileñas, con capacidad, incluso, de alterar los patrones de consumo, esta disertación tiene como objetivo central, comprender la influencia de este sector para el ejercicio de la centralidad urbana y económica de Imperatriz, ciudade media maranhense que desde la década de 1980, se viene destacando como un centro terciario relevante, ya sea en un análisis intraurbano o urbano-regional. Para ello, se eligieron como recortes de investigación el centro comercial tradicional, conocido popularmente como Calçadão, y los dos centros comerciales de Imperatriz. Desde el punto de vista metodológico, en primer lugar se ha realizado un estudio bibliográfico en el que se han centrado los autores que abordan la influencia del sector terciario en la aparición del fenómeno de la centralidad urbana. Además, se realizó la observación simple, el registro fotográfico, las entrevistas con los representantes de la Asociación de Comerciantes de Calçadão - ALC y los centros comerciales Tocantins e Imperial, añadido a la aplicación de cuestionarios a los consumidores de estos espacios. A partir del uso de estos procedimientos metodológicos, fue posible comprender la lógica de centralidad urbana desempeñada por Imperatriz, que puede ser entendida por la oferta de servicios públicos y privados de educación superior y salud, o por la relevancia económica de las áreas elegidas para el análisis (Calçadão y Centros Comerciales), confirmando la importancia de esta ciudad en el escenario urbano-regional.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2829
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucas Ribeiro da Silva - Dissertação.pdf4.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.