Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2818
Authors: Bomfim, Paulo Cesar Romão
metadata.dc.contributor.advisor: Pinho, Maria José de
Title: Perspectiva de fundamentos da interdisciplinaridade no projeto político pedagógico do Senac Tocantins
Keywords: Interdisciplinaridade; SENAC-TO; Projeto Político Pedagógico; Educação Profissional e Tecnológica; Interdisciplinarity; Pedagogical Political Project; Professional and Technological Education
Issue Date: 14-Sep-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: BOMFIM, Paulo Cesar Romão. Perspectiva de fundamentos da interdisciplinaridade no projeto político pedagógico do Senac Tocantins. 2020. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2020.
metadata.dc.description.resumo: Esta investigação de Mestrado tem como objetivo principal problematizar experiências significativas de interdisciplinaridade previstas no Projeto Político Pedagógico do SENAC – TO. No que diz respeito ao objeto investigado, detectou-se que embora haja ações pedagógicas que busquem uma ampliação dos modos tradicionais de ensinar e aprender, estas estão situadas esporadicamentes e de forma pontual em alguns tópicos do referido projeto. Para a realização desse trabalho, analisou-se o Currículo e o Projeto Político Pedagógico do SENAC-TO, no âmbito da Educação Profissional, tendo como referência os fundamentos teórico epistemológicos da interdisciplinaridade. Para tanto, o trabalho imbuiu-se de abordagem qualitativa de natureza exploratória, mediante pesquisa bibliográfica e documental. A partir do estudo investigativo foi possível concluir que o Projeto Político-Pedagógico do SENAC-TO, portanto, representa o currículo construído para determinado público da educação profissional e, portanto, ainda não é suficiente para se materializar em comportamentos e atitudes dos discentes amparadas na perspectiva da interdisciplinaridade. Percebe-se também que o planejamento do trabalho docente (PTD) precisa superar a fragmentação típica da organização curricular tradicional, representada pela grade curricular centrada em disciplinas e que a sociedade pós-moderna, com o crescimento acelerado da tecnologia digital, traz um novo patamar, que permite diferenciar as novas gerações das antigas.
Abstract: This Master 's research has as main objective to problematize significant experiences of interdisciplinarity foreseen in the SENAC - TO Political Pedagogical Project. With regard to the object investigated, it was found that although there are pedagogical actions that seek to expand the traditional ways of teaching and learning, these are located sporadically and punctually in some topics of that project. To carry out this work, the Curriculum and the Pedagogical Political Project of SENAC-TO were analyzed, within the scope of Professional Education, having as reference the theoretical-epistemological foundations of interdisciplinarity. Therefore, the work was imbued with an exploratory and qualitative nature, through bibliographic research. From the investigative study it was possible to conclude that the Political Pedagogical Project of SENAC-TO, therefore, represents the curriculum built for a specific public of professional education and, therefore, it is not yet sufficient to materialize in the behaviors and attitudes of students supported by interdisciplinarity perspective. It is also perceived that the planning of teaching work (PTD) needs to overcome the typical fragmentation of the traditional curricular organization, represented by the curriculum centered on disciplines and that the post-modern society, with the accelerated growth of digital technology, brings a new level , which allows to differentiate the new generations from the old ones
URI: http://hdl.handle.net/11612/2818
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulo Cesar Romão Bomfim - Dissertação.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.