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dc.contributor.advisorAraújo, Nataniel da Vera Cruz Gonçalves-
dc.contributor.authorSOUSA, FRANCISCA NETA DE MENESES-
dc.date.accessioned2021-06-15T14:27:46Z-
dc.date.available2021-06-15T14:27:46Z-
dc.date.issued2021-03-03-
dc.identifier.citationSousa, Francisca Neta de Meneses. A AÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM FOCO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTE SURDO: ALGUNS PONTOS A CONSIDERAR. 19 f. Artigo avaliado e apresentado à UFT - Universidade Federal do Tocantins Campus Universitário de Tocantinópolis, Curso de Gestão e Organização do Trabalho Escolar para obtenção do título de Especialista, UFT, Tocantinópolis, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2797-
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the challenges that are related to the educational process of deaf students and their specific needs, emphasizing the need for the presence of a translator and interpreter of the linguistic pair Libras and Portuguese within the school spaces to support both the deaf student and the teacher, aiming at the best learning through the appropriate methodologies used by the teachers and how they are adapted so that there is indeed the inclusion of the deaf student in the classroom of regular education. Because we still experience a reality in which the majority of teachers do not have adequate training and qualifications to work with these students, also highlighting the lack of structure in schools to provide care, thus leaving the teacher in a difficult situation, which unfortunately plagues our education. For that, a bibliographic research was carried out with the use of books, texts, theses and others to solve the questions and questions that permeate this dimension, and we point out that special education in recent years has gained more space and this contributes to more effective actions that come to contemplate the particularities and needs of these students. The work is divided into three parts and begins with a brief history of special education. The second part addresses some legal foundations of teaching performance in special education and finally, considerations are made about aspects of teaching performance in special education. And in the sequences, the final considerations are made.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEstudante surdopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectDeaf studentpt_BR
dc.titleA AÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM FOCO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTE SURDO: ALGUNS PONTOS A CONSIDERARpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo fazer uma discussão sobre os desafios que estão relacionados ao processo educacional de estudantes surdos e suas necessidades especificas, enfatizando a necessidade da presença de tradutor e intérprete do par-linguístico Libras e português dentro dos espaços escolares para apoiar tanto o estudante surdo como o docente, visando o melhor aprendizado através das adequadas metodologias utilizadas pelos professores e como se adequam para que haja de fato a inclusão do aluno surdo na sala de aula do ensino regular. Pois ainda vivenciamos uma realidade em que a maioria dos docentes não tem uma formação e qualificação adequada para trabalhar com esses alunos, destacando também a falta de estrutura das escolas para o atendimento, deixando assim o professor em uma situação difícil, que infelizmente assola toda a nossa educação. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o uso de livros, textos, teses e outros para sanar as indagações e questionamentos que permeiam essa dimensão, sendo que pontuamos que a educação especial nos últimos anos veio ganhando mais espaço e isso contribui para ações mais efetivas que venham contemplar as particularidades e necessidades desses educandos. O trabalho está dividido em três partes e começa com um breve histórico da educação especial. A segunda parte aborda alguns fundamentos legais da atuação docente na educação especial e por fim, são feitas considerações sobre aspectos da atuação docente na educação especial. E nas sequências, são feitas as considerações finais.pt_BR
dc.publisher.campusTocantinópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::TOCANTINÓPOLISpt_BR
dc.publisher.localTocantinópolispt_BR
dc.publisher.levelEspecializaçãopt_BR
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