Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2723
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Vitor Hugo Abranche de-
dc.contributor.authorPires, Polyane Alves-
dc.date.accessioned2021-05-26T03:13:50Z-
dc.date.available2021-05-26T03:13:50Z-
dc.date.issued2021-05-26-
dc.identifier.citationPIRES, Polyane Alves. História: a motivação do aprender que vem da falta do saber. 2020. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de História, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2723-
dc.description.abstractCurrently, educators and psychologists have focused a lot on the motivation of their students since it is seen as a tool that helps in the teaching-learning process. When a student feels motivated, he shows more interest in what he is learning and thus increases the chances of being successful at different levels of education. When a student has no motivation, they have no interest in the study, which ends up hampering the teaching-learning process. Because history is a discipline that lacks dedication and attention on the part of students to learn everything that is relevant to the discipline, it was decided to develop a research that aimed to conduct a literature review regarding the motivation of how to learn history through the search for knowledge. The methodology used was based on a literature review, and the study was of a qualitative nature. The results of the bibliographic research demonstrated that motivation should not be considered as something relatively stable in the personality. It is a psychological process in which the individual's own characteristics and the environmental characteristics perceived by these individuals interact. Thus, it was possible to conclude that learning history is something challenging, but motivation will make the student feel instigated to seek to know what is called “history”. For this, the teacher must act as a mediator of knowledge, motivating the student to seek means and ways that were more pleasant for them to reach their objectives of seeking knowledge.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectStorypt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.titleHistória: a motivação do aprender que vem da falta do saberpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAtualmente os educadores e os psicólogos têm focado muito na motivação de seus alunos uma vez que a mesma é vista como uma ferramenta que auxilia no processo de ensino-aprendizagem. Quando um aluno se sente motivado, este demonstra mais interesse por aquilo que está aprendendo e assim aumentam as chances de serem bem sucedidos nos diversos níveis de ensino. Quando um aluno não apresenta motivação, estes não apresentam interesses no estudo, o que acaba dificultando o processo de ensino-aprendizagem. Por ser a história uma disciplina que carece de dedicação e atenção por parte dos alunos para aprender tudo aquilo que é relevante para a disciplina, resolveu-se desenvolver uma pesquisa que teve como objetivo realizar uma revisão de literatura a respeito da motivação de como aprender história através da busca do conhecimento. A metodologia utilizada pautou-se em uma revisão de literatura, sendo que o estudo foi de cunho qualitativo. Os resultados da pesquisa bibliográfica demonstraram que a motivação não deve ser considerada como algo relativamente estável da personalidade. A mesma é um processo psicológico na qual se interagem as características próprias do indivíduo e as características ambientais percebidas por esses indivíduos. Assim foi possível concluir que aprender história é algo desafiador, porém a motivação fará com que o aluno sinta- se instigado a buscar conhecer aquilo que é denominado “história”. Para isto o professor deve atuar como mediador do conhecimento, motivando o aluno a buscar meios e formas que lhes foram mais agradáveis para atingir seus objetivos de busca do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.cursoHistóriapt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Polyane Alves Pires - Artigo.pdf483.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.